Autoridades sanitárias projetam que abril terminará com mais de 100 mil infectados no Brasil

Por Américo Teixeira Junior

Ainda é incerta a data de abertura da Copa Truck 2020 – Foto a VANDERLEY SOARES/+Brasil (Interlagos, 08.12.2019)

Suspensas pela CBA desde 16 de março último, as provas automobilísticas silenciaram motores por tempo indeterminado, ao mesmo tempo em que a propagação do coronavírus pelo Brasil cresce em velocidade de uma prova sprint. Com diferentes níveis de otimismo, mas todos de olho no mês de maio, promotores das principais categorias nacionais buscam soluções que passam por reestudo de calendário, mudanças de locais e renegociação com administradores das pistas disponíveis. Entretanto, se depender das projeções do Ministério da Saúde, não haverá corridas do calendário brasileiro tão cedo.

A boa notícia é que ninguém “jogou a toalha” e promotores, pilotos e equipes buscam estar com tudo pronto para quando a CBA levantar a suspensão. Não há data para que isso ocorra, uma vez que a entidade depende das medidas sanitárias e governamentais. Na ausência de uma política federal sobre o tema, prevalecem as portarias estaduais e municipais de quarentena.

Os números crescentes da pandemia no Brasil indicam ser o país o 14º com mais infectados no mundo (22.625*) e 12º em número de mortes (1.245*). Mas segundo o Ministério da Saúde, o pico de casos será atingido apenas em maio, estimando-se a ocorrência de 100 mil casos confirmados somente até o fim de abril. Diante desse quadro, são iminentes novos adiamentos. O panorama atual é esse:

Stock Car/Stock Light

Após os adiamentos das etapas de Goiânia (29.03) e Velopark (12.04), teoricamente o campeonato teria início no dia 17.05, em Londrina (PR). Na sequência, correria em Interlagos no dia 31. Até aqui, o promotor Carlos Col, da Vicar, mantém o calendário de 12 provas. Caso se confirmem os maus presságios de maio, a abertura seria no Velo Città, na cidade paulista de Mogi Mirim, em 28 de junho.

Porsche Cup

A competição captaneada por Denner Pires, promotor que melhor tem usado a ferramenta virtual para manter a categoria em evidência em tempos de corridas suspensas, foi a única a abrir sua temporada nacional, em 14 de março. Entretanto, a etapa de 18 de abril (Goiânia) foi adiada e a rodada dupla internacional, prevista para Estoril (Portugal), foi substituída por corrida por aqui mesmo. Na nova versão do calendário, ainda sem locais definidos, o segundo evento seria nos dias 22 e 23 de maio.

Copa Truck/HB20

Na Mais Brasil Esportes, a diretora geral Vanda Camacho precisou adiar a rodada de Londrina (5 de abril) e está na iminência de repetir a providência para Santa Cruz do Sul (26 de abril). A incógnita, então, fica para 31 de maio, em Interlagos, que marcaria a abertura dos dois campeonatos.

Endurance

Salvo reestudo do calendário, a possibilidade mais realista é o Brasileiro de Endurance começar em 3 de julho, na cidade de Goiânia. A categoria já adiou a abertura, que seria no dia 4 de abril, em Pinhais (PR), e certamente fará o mesmo em relação ao evento do Velopark, agendado para 2 de maio.

Capa/Destaque: LUCA BASSANI/Porsche Cup (Interlagos, 14.03.2020)

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *