Max Verstappen: Campeão Mundial sem “senões”

Faltando ainda quatro etapas para o término do Mundial, o bicampeonato já é fato consumado para o piloto da Red Bull Racing

Por Américo Teixeira Junior

Max Verstappen ratificou sua condição superlativa e conquistou antecipadamente o título de 2022 ao vencer o Grande Prêmio do Japão – Fotos Getty Images/Red Bull Content Pool (Suzuka International Racing Course, Suzuka, Japão, 09.10.2022)

Para quem dominou a temporada com tamanha autoridade até aqui, bem que Max Verstappen merecia garantir o bicampeonato da Fórmula 1, mesmo que antecipadamente, de forma mais exuberante. Mas quiseram as circunstâncias do Grande Prêmio do Japão que a conquista ocorresse numa prova atípica, sob chuva forte, interceptada por bandeira vermelha e concretizada após a punição de Charles Leclerc.

Apesar da vitória no Suzuka International Racing Course, o pódio completado pelo piloto da Ferrari e seu companheiro de Red Bull Racing, nessa ordem, um mero “capricho” da matemática ainda não liberava o holandês para a merecida comemoração. Entretanto, houve inversão de posições entre Sergio Pérez e o monegasco, que saiu do traçado na última volta e, mesmo assim, se manteve na frente do mexicano.

Apesar desses detalhes – e outros que poderiam transformar o Grande Prêmio do Japão em outra grande tragédia -, não há elementos que coloquem em dúvida o título de Verstappen. E nem mesmo as condições da 18ª etapa do Mundial impediram que ele deixasse sua marca. Na largada sob chuva e o grid inteiro com pneus intermediários, o agora bicampeão chegou a perder momentaneamente a liderança que a pole position lhe conferia.

Dada sua vantagem na pontuação, poderia ter ficado calmamente atrás do Ferrari #16. Poderia, mas se assim o fizesse não seria Verstappen. Pois emparelhou com Leclerc, contornou a primeira curva por fora e completou a retomada da ponta na saída da curva 2 de Suzuka. Na prática, a ousadia poderia ter cobrado um preço altíssimo, mas o que se viu foi uma manobra exemplar.

Tudo muito diferente do ano passado. Seus fãs ficam irritados quando é evocada a decisão de 2021, como se o objetivo fosse menosprezar Max Verstappen. Entretanto, o fato é que Lewis Hamilton teria sido campeão, não houvesse a direção de prova liberado a largada na última volta, em Abu Dhabi, da forma que o fez.

Isso torna Verstappen menor? Não, obviamente não. Muito menos agora com o bicampeonato tão contundente. Mas fato é fato. De toda forma, longa via ao rei, ou melhor, ao campeão!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *