A. J. Foyt e Roger Penske no Indianapolis Motor Speedway nesta quarta, 18 de maio (Foto RON MCQUEENEY/IRL)

Hoje, em Indianapolis, por alguns instantes se reuniram para uma conversa dois nomes que representam muito mais do que apenas dois atuais donos de equipe na IndyCar. Na verdade, Roger Penske e A. J. Foyt ajudaram a escrever alguns dos mais importantes capítulos da história do automobilismo e, em especial, da Indy 500.

Especificamente sobre a prova que no dia 29 de maio terá a sua edição comemorativa de 100 anos, Roger Penske tem nada menos que 15 vitórias, todas como chefe da equipe que leva seu nome. Destas, três foram conquistadas por Helio Castroneves, uma por Emerson Fittipaldi e outra por Gil de Ferran.

Já A. J. Foyt, de 76 anos e dois mais velho que Roger Penske, tem em seu currículo cinco vitórias. Quatro delas como piloto, o que faz dele o recordista histórico de vitórias na Indy 500, ao lado de Al Unser e Rick Mears. A quinta, em 1999, foi como chefe de equipe na conquista do sueco Kenny Brack.

Os seja, os dois senhores da foto somam, juntos, 20 vitórias na Indy 500 ou 21,28% das 94 realizadas entre 1911 e 2010. Nada mau, né?

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here