Graham Hill Racing Team

Fundador: Graham Hill (Inglterra)
Ano: 1973
Modelo: Shadow DN1
Motor: Ford Cosworth DFV 3.0L V8
Chefe de equipe: Graham Hill (Inglaterra)
Projetista: Dave Wass (Inglaterra)
Piloto: Graham Hill (Inglaterra)

 

Ano de estréia

Terminado o ano de 1972, o inglês Graham Norman Hill, então com 43 anos, partiu para uma nova fase em sua carreira. Bicampeão mundial de Fórmula 1 (1962, BRM; 1968, Lotus), vencedor da 24 Horas de Le Mans (1972) e da 500 Milhas de Indianapolis (1966), o pai de Damon Hill acumulava, até aquele momento, 15 temporadas na Fórmula 1 e 14 vitórias em Grand Prix.

Seus tempos de Lotus, BRM e Brabham já faziam parte do passado, cabendo a ele enfrentar o desafio de montar a sua própria equipe. Numa época mais realista e menos sofisticada, o regulamento da Fórmula 1 permitia a compra de carros de outras equipes. E foi por essa porta que Hill entrou para o mundo dos donos de equipe adquirindo um chassi Shadow DN1, primeiro modelo da equipe fundada por Don Nichols e também usado pela UOP Shadow Racing Team em 1973.

Tendo o modelo decorado com as cores da marca britânica de cigarros Embassy, Graham Hill foi o único piloto da Graham Hill Racing Team em 1973 e o ano foi mais do que difícil. Das 15 corridas do calendário, increveu-se em 12 e, ao final do ano, teve como mellhor resultado um 9º lugar do Grande Prêmio da Bélgica e, portanto, zero ponto no campeonato, pois na época só pontuavam os seis primeiros.

Ao invés de desestimulá-lo, a experiência inicial difícil foi um trampolim para a temporada de 1974, que representou um avanço para o time de Graham Hill.

Foto fornecida pelo fotógrafo John Millar (Conheça sua galeria no Flick)

 

Graham Hill e o Shadow DN1 no Grande Prêmio da Inglaterra de 1973, primeiro ano da equipe Graham Hill Racing Team (Foto John Millar, publicada com autorização do autor)

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here