Helio Castroneves fará corrida estratégica neste domingo em Long Beach

Galeria Helio Castroneves Long Beach 2012

Team Penske conquistou as posições 1, 2 e 8 no Qualifying, mas punição por troca de motores modificará o grid de largada

Helio Castroneves assinalou hoje, em Long Beach, o 8º melhor tempo no Qualifying para a terceira etapa do IZOD IndyCar Series, que acontece neste domingo no circuito de rua da Califórnia. Apesar disso, o piloto do Team Penske, extra-oficialmente, largará em 18º em razão da punição imposta a todos os usuários dos motores Chevrolet, que perderam 10 posições em relação à posição original de largada.

Isso ocorreu porque a fornecedora de motores determinou a troca de todos os V6 Turbo para evitar a quebra que foi protagonizada no teste de Sonoma por James Hinchcliffe. Como a substituição ocorreu antes rodagem mínima imposta pelo regulamento, que é de 1.850 milhas, foi aplicada a penalidade prevista pela IndyCar.

A medida atingiu, entre outros, o pole position Ryan Briscoe, do Team Penske, e os brasileiros Tony Kanaan e Rubens Barrichello, da KV Racing Technology. Dessa forma, quem largará na primeira posição é o escocês Dario Franchitti, com Dallara Honda da Chip Ganassi Racing. O grid será definido somente na manhã desse domingo, pela organização, pois alguns usuários dos motores Lotus também optaram pela troca.

O Team Penske fez um excelente trabalho hoje, com meus companheiros de equipe Ryan Briscoe assinalando a pole e Will Power fechando a primeira fila. Eu tive um pequeno problema de equilíbrio na segunda fase do Qualifying e faltou pouco para eu entrar no Fast Six. O 8º melhor não é ruim, mas não corresponde ao bom desempenho que eu e meu pessoal conseguimos desenvolver aqui. A pena é que todos nós seremos punidos com a perda de 10 posições e vamos lá para trás. Então, o negócio é largar com muita cautela para evitar acidentes e jogar com a estratégia para driblar essa desvantagem“, disse Castroneves.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here