sexta-feira, abril 19, 2024

Especial: Festival de Velocidade de Goodwood

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O famoso pórtico do Festival of Speed (Foto Murilo Montiani)
O famoso pórtico do Festival of Speed (Foto Murilo Montiani)

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Por Murilo Montiani – Chichester (Inglaterra)

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Milhares de pessoas compareceram ao Festival de Velocidade de Goodwood no último final de semana (3, 4 e 5 de julho) em Chichester, Sudeste da Inglaterra. Nem mesmo a recessão econômica, que afeta todo o mundo, especialmente a Europa, atrapalhou a presença de 152 000 pessoas, que não pouparam esforços para presenciar a comemoração do aniversário de marcas como Audi, Bugatti e Morgan (100 anos), Mercedes Silver Arrows (75 anos) e o famoso Mini (50 anos).

De acordo com cálculos dos organizadores, os 350 carros que participaram do Festival of Speed (FOS) valem cerca de 257 milhões de libras (algo em torno de R$ 822 milhões). Fazem parte da lista carros de corrida históricos que vão desde antigos, como alguns de antes da Primeira Guerra Mundial, os contemporâneos, como protótipos movidos a energia solar, até os mais novos modelos de Endurance, como os da 24 horas de Le Mans.

Um Senna no cockpit da McLaren
Em sua 17ª edição, o FOS continua sendo uma grande atração para pilotos da Europa, desta vez não tanto para os brasileiros. O único brasileiro presente na pista foi Bruno Senna, que teve a honra de pilotar a McLaren MP 4/4 que pertenceu a seu tio, o tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna. Bruno andou no carro que Senna conquistou o título em 1988, o primeiro da série que inclui os de 1990 e 1991.

Após subir a tradicional ladeira de Goodwood pela manhã sem enfrentar maiores problemas, Bruno decidiu dar um espetáculo à parte para o público o público e fazer um pouco de fumaça. O carro acabou tendo que ser guinchado até a linha de chegada devido a problemas na embreagem. Bruno, que nesta temporada foi fortemente cotado para correr na Fórmula 1 e disputa corridas de longa duração para se manter em atividade, é um dos nomes fortes para brigar por uma das vagas em 2010. O sobrinho do tricampeão garante que seu empresário mantém conversações com algumas equipes.

Este ano o tema do FOS foi ‘Determinação Verdadeira – Heróicas Façanhas de Resistência’. No total foram 120 privilegiados pilotos que tiveram a honra de acelerar os carros dentro das festividades do Goodwood Festival. Mas quem demonstra alegria mesmo é Earl de March, dono da mansão e responsável pelo evento, ao ver o público em contato direto com as máquinas que escreveram e continuam a fazer história. A oportunidade de ouvir o ronco dos motores de carros de corrida de perto e poder, em muitos casos, até tocá-los é, com certeza, o que traz ano após ano os fãs do automobilismo de volta aos jardins do Earl. Como disse sabiamente o tricampeão mundial de Fórmula 1,Sir Jackie Stewart (conhecido como o Escocês Voador), no último sábado: “Aqui é mais sobre o carro do que sobre o piloto”.

Easy Rider e Peter Fonda
No mesmo sábado, dia 4 de julho, o dia da independência dos Estados Unidos, o ator norte-americano Peter Fonda pilotou a moto que usou no filme ‘Easy Rider’ em 1969. Ao som da trilha sonora da película e com trailers nos diversos telões espalhados pelo circuito, ele desfilou e acenou para o público, trazendo à tona memórias nostálgicas a muitos visitantes que viveram intensamente a década de 60 e conhecimentos aos mais jovens.

A presença norte-americana também pôde ser vista no lado mais comercial do festival. Três Mustang estavam à venda por preços não tão acessíveis como uma cópia de Easy Rider, que sai por 4 libras. O modelo GT V8, na cor azul, estava por 34.450 libras (cerca de R$110 mil). Mas não pense que apenas os americanos é que queriam vender algo, o festival tinha uma feira de produtos relacionados – às vezes, nem tanto – com corridas e automóveis.

Lewis Hamilton em baixa
Réplicas de capacetes, miniatura de carros famosos, camisetas de pilotos atuais e de marcas – fato interessante foi ver que todos os produtos relacionados ao atual campeão mundial de Fórmula 1, o inglês Lewis Hamilton, estavam em promoção, a não ser, claro, na loja da McLaren. Um capacete com a mesma pintura daquele que pertenceu a Ayrton Senna podia ser comprado por 650 libras (cerca de R$ 2 mil). Para não sair de mãos vazias, os simples mortais podiam comprar uma simples lata de óleo para motor, cera e algumas travas especiais. Ao lado de todo esse material também estavam à venda quadros e pôsteres do recém-falecido cantor Michael Jackson e da musa Marylin Monroe.

A Alfa Romeo, que comemora 100 anos em 2010, tinha um estande muito atrativo, claro, na cor vermelha. A Land Rover decidiu atacar com um mini circuito com rampas e desníveis artificiais, onde o público podia dar um passeio turbulento guiado por um piloto treinado. A Porsche e a Audi ofereceram uma opcão mais radical e também mais cara, uma pista off road a bordo do Porsche Cayenne ou de um Audi Q7. O que não faltou foram opções para os famintos por borracha e sedentos por gasolina.

Pit stop para comer

O público aproveitou para fazer um pit stop para reabastecimento de alimento nas tendas que ofereciam os tradicionais hambúrgeres do Goodwood Festival. O cheiro de carne na grelha competiu com o de gasolina e borracha queimada, mas para os fanáticos o segundo sempre foi e continuará sendo o mais importante.

O pais que gostam de carros não precisaram se preocupar onde deixar os filhos, já que foi oferecido o Junior Festival of Speed, que inclui atrações como pista de skate com aulas para iniciantes e apresentações de profissionais. Também existia uma creche onde as crianças puderam pintar, desenhar entre outras atividades. Para manter a linhagem de fanáticos por automobilismo, os pequenos também tiveram como atração a famosa Corrida Maluca, com os personagens do desenho presentes em seus carros levando alegria e velocidade à garotada.

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