O brasileiro Marcos Lameirão, engenheiro chefe de projetos da Ginetta Cars, no Reino Unido, já está acompanhando todo o processo de produção de sua mais nova criação na empresa do LNT Group, sediado em Leeds, norte da Inglaterra, e sob o comando do piloto e empresário Lawrence Tomlinson. Trata-se do G40, carro de competição que a partir da próxima temporada substituirá o modelo G20 na categoria Ginetta Junior. O campeonato promovido pela própria Ginetta tem como categoria principal a G50 Cup, cujo carro de mesmo nome foi a primeira criação de Lameirão na empresa, da qual faz parte desde 2007. No Brasil, entre outras atividades, trabalhou no projeto da Stock Car da JL Racing, de Zeca Giaffone.
Ainda a propósito do G50, trata-se de um chassi tubular (como os demais da Ginetta) que venceu o Campeonato Britânico de GT4 no ano passado e, agora, faturou o Europeu da mesma categoria. com motor Ford V6, de 3,5 litros e 300cv, venceu modelos como Nissan 350Z, Aston Martin GT4, Corvette C6, Maserati MC, Porsche 997, Mustang FR500C, Aston Martin N24, BMW Z4, entre outros.
Todos os 26 carros que formarão esse upgrade da Ginetta Junior já foram vendidos, com entrega prevista de todos os modelos até março do ano que vem. “O carro sai daqui completo. Fugimos do conceito kit cars justamente para não haver desfiguração do projeto“, explica Lameirão, filho do ex-piloto Franciso Lameirão. Ele classifica o G40 como um carro espartano, justamente para ser colocado no mercado com preço acessível, algo em torno de 25 mil libras, quase metade do G50, que sai por 45 mil libras.
Mas o destino do G40, by Marcos Lameirão, não é apenas a pista de competição. Isso porque a versão de rua será lançada já no início do próximo ano, numa característica muito comum no Reino Unido, repleto de empresas que, como o LNT Group fará com o G40, contróem carros especiais de passeio em escala artesanal e limitada. Tanto que no ano passado a empresa faturou o prêmio “Small Business of the Year”, concedido pela Motorsport Industry Association (MIA).

Acabei de ver agora no Discovery Turbo, pesquisei, e a partir desse site constatei essa informação também….
Parabéns pela matéria, acabo de ver a montagem dos g40 na Discovery, não saberia que o projeto era de um Brasileiro não fosse o diário motorsport.
Dizem que o carro vai ser importado oficialmente, fica a torcida, pois o projeto de chassi e sub estrutura é muito simples e o motor muito conhecido por aqui (Zetec 1.8 litros).