quarta-feira, abril 17, 2024

Eleição na CBA já tem dois potenciais candidatos

Share

Por Américo Teixeira Junior, de Pinhais (PR) – Longe de ser ainda um quadro já definido, existem pelo menos dois grupos se articulando para a eleição de janeiro de 2017, que definirá o substituto de Cleyton Pinteiro na presidência da CBA. De um lado, está o grupo que acompanha o atual presidente em seu desejo de fazer o sucessor. De outro, está quem pense justamente o contrário e reivindica um papel de protagonista no próximo pleito.

Atual membro do Conselho Mundial da FIA e no curso do último ano de seu segundo – e estatutariamente último – mandato, Pinteiro já manifestou sua preferência em ser substituído por Waldner Bernardo, presidente da Federação Pernambucana de Automobilismo e da Comissão de Velocidade da CBA.

Ocorre que esse posicionamento encontrou resistência e passou a ser articulado um grupo para oferecer uma segunda opção, que está se formando em torno do presidente da Federação Paranaense de Automobilismo e da Comissão Nacional de Kart da CBA, Rubens Gatti.

Os dois dirigentes confirmam as movimentações. Dadai, como é conhecido Bernardo, considera muito positivo para o automobilismo brasileiro a possibilidade de haver mais de uma proposta para que seja discutida. Gatti, por seu turno, não se considera candidato, pois entende que há muita coisa ainda para acontecer. Mas, na hipótese de ser confirmado, só se sentiria eticamente disponível para a empreitada após se desligar de suas funções na atual gestão.

Cada candidatura precisa ser registrada até dezembro próximo, desde que apoiadas por pelo menos cinco federações com direito a voto. A eleição será em janeiro, com posse do novo presidente dois meses depois.

Foto de Cleyton Pinteiro por Fernanda Freixosa/Vicar

Read more

Local News