Um ano depois do grave acidente sofrido numa etapa do Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade, em Pomerode (SC), o navegador gaúcho Daniel Ceconello se encontra em recuperação dos danos cerebrais que o acometeram. Trata-se de um grande exemplo de luta pela vida e exercício de fé.

O esportista de Estação (RS) tem dedicado seus dias a tratamentos com médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e demais profissionais de saúde, visando se recuperar das sequelas provenientes do capotamento ocorrido no dia 22 de agosto.

Ceconello ainda não se comunica verbalmente, mas já dá sinais de entendimento ao sorrir ou manifestar-se através de piscar de olhos. Embora sejam reações sutis e que corroboram a previsão de lenta recuperação, são animadores.

Tem tido, ao longo desse tempo, a atenção de amigos e familiares, notadamente os pais Dorvalino e Maria Terezinha, a irmã Janaína, a esposa Ana Letícia e as filhas Luiza e Lara, gêmeas nascidas posteriormente ao acidente. Mensagem de apoio a Daniel Ceconello podem ser enviadas pelo www.twitter.com/forza_ceconello (Matéria atualizada em 08.09.2010 às 17h15).

###

Daniel Ceconello é transferido para hospital em Passo Fundo (07.10.2009)

O navegador Daniel Ceconello, após 47 dias internado no Hospital Santa Catarina, em Blumenau (SP), deixou na madrugada de hoje o complexo hospitalar rumo a Passo Fundo, cidade gaúcha que fica próxima de Estação, onde vive Ceconello. A informação é do Portal Mundo Rally. O transporte foi feito em um ambulância UTI e o simples fato de o deslocamento ter sido autorizado pode ser um sinal positivo sobre o estado geral do paciente.

O piloto Leandro Brustolin e o navegador Daniel Ceconello (dir) no Jantar de Premiação da CBA, realizado pela Gestão Paulo Scaglione, em 15 de março de 2009 (foto Sergio Mendes)

.

Quinta-feira, 1º de outubro de 2009

A equipe de especialistas do Hospital Santa Catarina (Blumenau-SC), que trata do navegador gaúcho Daniel Ceconello, já iniciou o trabalho de fisioterapia. Ainda inconsciente, apresenta movimentos, mesmo que desarticulados, como resultado aos estímulos externos. Esse panorama já permite o tratamento fisioterápico. Sua alimentação por um sonda diretamente ligada ao estômago e, mesmo sem necessidade de aparelhos para respirar, Ceconello tem um tubo na traquéia para ajudar na recuperação dos pulmões. Tudo isso ocorre em quarto normal, pois sua segunda alta da UTI, até o momento, parece ser definitiva.

Sexta-feira, 25 de setembro

As notícias desta sexta-feira, passados exatos 33 dias do acidente em Pomerode (SC), não apenas podem ser classificadas como animadoras, mas principalmente indicam um processo de melhora constante do navegador Daniel Ceconello, gaúcho de 25 anos e futuro pai de gêmeos. Em mensagem divulgada hoje para amigos e membros da comunidade do rali, o seu primo e piloto Leandro Brustolin revelou que o quadro clínico de Ceconello é considerado muito bom. Novamente no quatro do Hospital Santa Catarina, em Blumenau, dessa vez o organismo está absorvendo a transferência. Respirando sem a ajuda de aparelhos, não houve até o momento nenhuma reação do paciente que apontava necessidade de novo período na unidade especializada.

Já o quadro neurológico, que tem gerado preocupação pelo longo período de inconsciência, também registra melhoras. Segundo Brustolin,para os médicos ele está ainda em quadro de coma, mas alterna períodos com os olhos abertos, movimenta involuntariamente mãos e braços e, às vezes, atende a alguns comandos“. Verifica-se, nesse particular relacionado a estímulos internos, reações como olhos, pés e mãos. Brustolin esclareceu, ainda, que os médicos ressaltam o processo de melhora, mas informam também que cada organismo tem uma reação específica e o paciente precisa ter o tempo para isso.

Diante desse quadro, a família já considera a possibilidade de Ceconello ser transferido para um hospital mais próximo de sua região, mais especificamente em Passo Fundo (RS), mas isso só ocorrerá quando o paciente reunir todas as condições para isso. Até lá, demore o tempo que demorar, ficará aos cuidados dos profissionais do Hospital Santa Catarina, que já recebem o respeito e a admiração de todos os esportistas pelo trabalho de excelência em prol da recuperação de Daniel Ceconello.

Quarta-feira, 23 de setembro

O navegador Daniel Ceconello experimentou expressiva melhora no dia de ontem, apesar de continuar inconsciente. Depois de ter sido obrigado a retornar para a UTI do Hospital Santa Catarina, em Blumenau (SC), na sexta,11, por dificuldades respiratórias, o competidor de Estação (RS) recebeu alta dessa unidade especial e já pôde ocupar novamente um quarto desde ontem, terça-feira. Isso foi possível porque seu organismo reagiu ao tratamento e o paciente voltou a respirar sem ajuda de aparelhos. Internado desde 22 de agosto, quando sofreu um acidente na etapa de Pomerode do Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade, Ceconello apresenta bom funcionamento de suas funções orgânicas. Residem dúvidas, entretanto, sobre a situação neurológica, visto que ele não recobrou a consciência em nenhum momento.

Segunda-feira, 21 de setembro

O navegador Daniel Ceconello continua internado na UTI do Hospital Santa Catarina, em Blumenau (SC). Ele chegou a ser removido para o quarto na semana passada, mas precisou retornar para a Unidade de Terapia Intensiva por dificuldades respiratórias. Essa situação foi considerada normal pelos médicos, em razão de seu organismo ainda estar em fase de readaptação ao funcionamento sem aparelhos. Ele continua inconsciente e a família, por meio do www.twitter.com/forza_ceconello, pede orações para o pronto restabelecimento do competidor, que será pai de gêmeos.

Segunda-feira, 14 de setembro

O navegador Daniel Ceconello precisou retornar para a UTI do Hospital Santa Catarina, em Blumenau (SC), na sexta-feira, 11, por apresentar dificuldades para respirar. Ele passou a respirar sem aparelhos desde a quarta, 9, mas o organismo leva um tempo para se adaptar, daí o retorno à UTI ter sido considerado normal pelos médicos. Em mensagem distribuída nesta segunda-feira pelo piloto e primo de Ceconello, Leandro Brustolin, “eu pessoalmente estive com ele e posso relatar que ainda permanece inconsciente, mas faz movimentos concretos com a mão, antebraço e pé esquerdos e movimentos com a boca. Mas a notícia melhor quem deu foi o neurologista, que pela primeira vez admitiu que o Daniel está melhorando e que alguns movimentos já não são involuntários“. A paciência, segundo a família, é a palavra de ordem. A demora aflige, sem dúvida, mas o quadro de melhora é tido como constante.

Sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Já respirando sem a ajuda de aparelhos desde quarta-feira, o navegador Daniel Ceconello foi transferido na tarde de ontem, quinta, da UTI do Hospital Santa Catarina, em Blumenau, para um quarto. As informações do http://www.mundorally.com.br dão conta, também, que a família Ceconello achou por bem mantê-lo no hospital, descartando a idéia de transferi-lo para Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Já pelo www.twitter.com/forza_ceconello as novidade são comemoradas por amigos, familiares e fãs, principalmente pelo bom funcionamento das funções orgânicas. Entretanto, pelo mesmo canal a família informa que ele ainda não recobrou a consciência, mesmo estando sem o uso de sedativos desde o dia 29 passado.

Quarta-feira, 09 de setembro de 2009

Ainda no aguardo das respostas neurológicas ao tratamento que está recebendo o navegador Daniel Cenonello, os médicos do Hospital Santa Catarina, em Blumenau, puderam observar sinais de melhora neste sábado, quando Ceconello mostrou reação aos estímulos externos, apertando a mão de sua irmã. O organismo está funcionando bem e a esposa, segundo familiares, está em boas condições. Ela espera gêmeos.

Sexta-feira, 04 de setembro de 2009

Notícias desta sexta-feira, proveniente do Hospital Santa Catarina, em Blumenau, dão conta que o navegador Daniel Ceconello ainda não despertou do coma induzido, mesmo estando eliminando os sedativos de seu organismo desde o último sábado, 29 de agosto, quando os remédios responsáveis pela sedação deixaram der ser ministrados ao paciente de 25 anos. Apesar disso, os especialistas garantem que se trata de algo normal para um caso de gravidade como o dele, sendo necessário, agora, aguardar a reação. As funções orgânicas estão em perfeito estado, restando uma interrogação a respeito da saúde neurológica, passível de verificação apenas quando o paciente deixar o estado de indução.

Terça-feira, 01 de setembro de 2009

Os médicos do Hospital Santa Catarina, em Blumenau, aguardam o despertar do navegador Daniel Ceconello, para quem os sedativos deixaram de ser ministrados há três dias. As funções orgânicas estão apresentando funcionamento normal, inclusive no que se refere aos rins e intestinos. Os familiares já haviam informado que, dada a intensidade da sedação, a eliminação total dos medicamentos de seu organismo poderia levar até cinco dias. Só depois disso, momento que está sendo intensamente aguardado, será possível medir as condições neurológicas.

Domingo, 30 de agosto de 2009

O médicos que tratam do navegador gaúcho Daniel Ceconello, acidentado durante o Campeonato Brasileiro de Rali, em Pomerode (22 de agosto), iniciaram o procedimento de interrupção dos fortes medicamentos que o mantém sedado há oito dias. Encorajados pelo bom funcionamento das funções vitais de seu organismo, os especialistas do Hospital Santa Catarina partem, agora, para um melhor detalhamento de suas funções neurológicas. Segundo informações de familiares, o despertar poderá levar cinco dias.

Quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Nesta quarta-feira, 26 de agosto, o navegador Daniel Ceconello continuou sedado e com o estado considerado “estável” pelos médicos do Hospital Santa Caratina, em Blumenau (SC). De acordo com o portal Mundo Rally, no dia de hoje ele passou por uma intervenção cirúrgica para receber alimentação por meio de uma sonda. Os familiares informaram, no www.twitter.com/forza_ceconello, que a pressão cerebral está estabilizada. A esposa de Ceconello está grávida e o casal espera gêmeos.

Terça-feira, 25 de agosto de 2009

As primeiras informações desta terça-feira sobre a evolução do quadro clínico do navegador gaúcho Daniel Ceconello, deram conta de que seu estado continuava inalterado após o acidente do último sábado em Pomerode (SC) durante etapa do Brasileiro de Rali de Velocidade. De acordo com informações divulgadas pelo @forza_ceconello, as funções orgânicas começaram a apresentar bom funcionamento desde ontem, o que é um ótimo sinal, visto que sofreu grandes hemorragias. Toda a atenção, agora, está voltada para a situação neurológica. Ainda não é possível avaliar a extensão dos danos e se haverá algum comprometimento. Daniel Ceconello se encontra sedado no Hospital Santa Catarina, em Blumenau. O piloto Leandro Brustolin, também acidentado, estará retornando hoje à cidade natal de ambos, Estação (RS).

Segundo o piloto Luis Tedesco, após contato com a família, os médicos definem como estável a situação do esportista: “Cecconello já reagiu a estímulos dos médicos e teve a pressão no cérebro estabilizada. Ele ainda deve permanecer sedado por pelo menos uma semana“, acrescentou.

Já o competidor Gabriel Boff, também de Estação, manifestou sua alegria pelas notícias recebidas por parte da família. Reiteirou que o processo de recuperação é longo,  mas os indícios claros de evolução permitem muito otimismo por parte de familiares e amigos.

Segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Rali: É grave o estado de saúde de Daniel Ceconello; cirurgia para a retirada de coágulos no cérebro está descartada em razão dos riscos ao paciente

Continua classificado como muito grave o estado de saúde do navegador gaúcho Daniel Ceconello, de 25 anos, após o acidente sofrido durante a especial de número seis, em etapa do Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade disputada no sábado, em Pomerode (SC). Informações colhidas no Hospital Santa Catarina, de Blumenau, após encontro dos familiares com os médicos e divulgadas pelo www.twitter.com/forza_ceconello, algumas funções orgânicas já começam a se normalizar e os perigos causados pela homorragias estão afastados. O que preocupa no momento são as funções neurológias. Além de o competidor continuar sedado em razão de o cérebro estar muito inchado, os coágulos nele alojados são de tal envergadura que desaconselham uma intervenção cirúrgica para remoção.

Segundo relato publicado no site especializado www.mundorally.com.br, o Mitsubishi Lancer EVO da dupla Leandro Brustolin/Daniel Ceconello se chocou contra uma árvore, sendo os dois internados em hospital na cidade de Pomerode, após resgate descrito pelo piloto Luis Tedesco como sendo de extrema qualidade (e registrado pelo cinegrafista amador Irineu Glatz, que afirmou ter o resgate levado mais de uma hora). Enquanto Brustolin pôde receber alta já no domingo, Ceconello passou por uma cirurgia de emergência. Ainda segundo o site, “com fraturas no tórax, abdômen e crânio, Daniel respira por aparelhos e seu estado é grave”.

Estancada uma hemorragia, Ceconello precisou passar por uma tomografia e, segundo testemunho do piloto Marco Marini, relatado no grupo do rali de velocidade do Yahoo, o estado do navegar era inicialmente preocupante. “O resultado da tomografia de ontem não foi nada bom. O Dani sofre uma lesão muito grave no cérebro, decorrente da desaceleração e da batida no ‘Santo Antonio’ com a cabeça. Não teve traumatismo, mas houve um deslocamento interno da massa. Nesse momento ele se encontra no CTI do hospital em estado de coma induzido, para diminuir o inchaço interno. Ele precisa de mais 48 horas para sabermos realmente o que aconteceu e a gravidade das lesões”.

Uma avaliação médica realizada na manhã de hoje constatou que Ceconello, natural da cidade de Estação (RS), já respondia aos estímulos aplicados, de acordo com informações fornecidas por familiares. Aguarda-se um boletim oficial para o início desta noite. Foi criada no Twitter a conta @forza_ceconello para manifestações e apoio e de pronto restabelecimento. Contava com 51 followers até às 18h15 desta segunda-feira. Participe: www.twitter.com/forza_ceconello.

Veja reportagem RBS TV com imagens do resgate feitas pelo cinegrafista amador Irineu Glatz:

http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=1&contentID=73485&channel=47

20 COMENTÁRIOS

  1. Incrível recuperação de Ceconello depois do terrivel acidente de 22 de agosto do ano passado.
    Força “amigo distante”.
    Fique com DEUS.
    Abraços

  2. Dani meu Brother

    Força meu Amigo, Estamos orando por você e deste modo… nada de mal irá te acontecer, dia 28 eu vou até aí prá te ver e levar meu apoio, vou te cuidar se preciso, fazer massagem, pois a massagem estimúla o Cérebro e nos deixa bem, me aguarde meu amigo, e fé no Pai Velho que tudo vai dar certo. Um forte abraço prá Jana que tá segurando as pontas por aí, Ceca… espelhen-se na Luz irradiada de Deus, e Dorva, tudo vai ficar bem, confiança e fé.
    Abraços a todos.

  3. Ao Daniel e seus familiares…..
    Muita Fé em DEUS….
    Para ele nada é impossível…
    Todos unidos numa corrente positiva,
    vai dar certo….
    Fé,Força….e muita LUZ para vocês

  4. Para quem não conhece o Daniel Ceconello, vale dizer que ele é, seguramente, uma das pessoas mais generosas, decentes e amigas que encontrei nesse meio.

    Para quem o conhece, não restam dúvidas de que sua recuperação será plena e de que serão vencidas as dificuldades.

    Aos amigos e familiares, toda força e muita fé.

  5. Aí vai a nossa força para o restabelecimento de Ceconello.
    Não o conhecia pessoalmente, apenas tive chance de vê-lo na entrega de prêmios da CBA.
    Mas me conforta muito saber que um amante do automobilismo que se acidentou fazendo o que gostava, está se recupendando, aos poucos mas, se recuperando.
    Abraços aos familiares e torcedores.

    [email protected]

  6. Força Dani. Nós te aguardamos para o término do rally da vida. Muitas SSs tens ainda para fazer. Força Guri. Nós da MRCOM e da VÍDEO1 que tanto te admiramos, te esperamos para a próxima.

  7. oi vanessa, sou eu a karyne, to ligando todos os dias pra saber como estao as coisas por ai, aqui lonje è mais dificil mas o coracao e a oracao esta ai com vcs, abrace todos com forza por mim .
    saudades

  8. estamos rezando muitopela recuperação de daniel,deus esta olhando por ele com muita certeza.
    muita fé e força a todos.abraços a todos.

  9. Ana Letícia,Daniel e Familiares….
    Força e Fé em DEUS.
    Saiba que estaremos rezando e torcendo para que tudo dê certo, e com certeza vai acabar tudo certo.
    Abraços, Força e pensamento positivo.

  10. FORÇA CECONELLO, ESTOU TOCENDO POR VOCÊ!
    FUI O PRIMEIRO A CHEGAR NO LOCAL DO ACIDENTE,ESTAVA BEM PROSSIMO,OS DOIS ESTAVAM INCONCIENTES E PRESOS NAS FERRAGENS, TENHO OS VIDEOS DO RESGATE QUE DUROU MAIS DE UMA HORA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here