O piloto brasileiro Tony Kanaan, da Andretti Autosport, foi o vencedor da oitava etapa da Fórmula Indy, disputada ontem (domingo, 20), no Iowa Speedway. No oval mais curto da temporada, o baiano venceu seguido de Helio Castroneves, do Team Penske, que liderava ao ser ultrapassado faltando 11 voltas para o final. Marcada inicialmente para as 15h30 (no horário brasileiro), a prova foi antecipada em 15 minutos devido a previsão de tempestade entre o final da tarde e início de noite na região de Newton, cidade do estado de Iowa onde está localizado o circuito de 1,4 km.

Esta foi a quinta dobradinha entre Tony Kanaan e Helio Castroneves na Fórmula Indy, todas obtidas sob a chancela da Indy Racing League (IRL) e, apesar de ambos terem os mistos como escola, todas aconteceram em circuitos ovais. A duas primeiras foram em 2003, com uma vitória para cada um. Kanaan faturou a etapa de Phoenix (23 de março), deixando Castroneves em 2º. Em Gateway, no dia 10 de agosto, as posições se inverteram.

No ano seguinte, com a vitória de Castroneves sobre Kanaan no Texas (17 de outubro de 2004), o piloto da Penske assumiu a ponta nessa disputa particular. Foram necessários quase quatro anos para que houvesse novo empate, visto de o piloto da Andretti fechou na frente do conterrâneo da Penske a etapa de Richmond, em 28 de junho de 2008. Com o resultado de ontem, o campeão da IRL de 2004 tem agora três vitórias em dobradinhas com Castroneves, contra duas do ex-companheiro em disputas de kart.

###

A vitória de Tony Kanaan e o 2º lugar de Helio Castroneves, resultados obtidos no Iowa Speedway, resultaram na quinta dobradinha entre esses dois adversários e amigos brasileiros na Fórmula Indy (Foto Chris Jones/IRL, Newton, IA, 20.06.2010)

1 COMENTÁRIO

  1. deve ter sido uma corrida bastante emocionante. Nem soube se foi transmitida ou não.
    parabéns so Tony que finalmente tirou seu “pé da jaca” e também ao Helinho pelo 2º lugar que o cloca ainda entre os favoritos ao título mais que merecido.
    Abraços

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here