Jim Hall Racing

Ano: 1980
Chassi: Chaparral 2K
Motor: Cosworth DFV
Pneu: Goodyear
Chefes de Equipe: Jim Hall
Piloto: Johnny Rutherford (Estados Unidos)

Observações:

Jim Haal é um magnata do petróleo nos Estados Unidos que por muito tempo foi piloto e dono de equipe. Ele fundou em 1963 a Chaparral Cars e colocou nas pistas vários modelos, mas nenhum como o modelo 2K. Criado pelo projetista inglês John Barnard, o Chaparral 2K estreou em 1979, era baseado nos carros de efeito-solo da Fórmula 1 e tinha motor Cosworth DFV. O primeiro a pilotar o carro foi Al Unser (senior), mas foi nas mãos de Johnny Rutherford que Jim Hall teve um ano especial.

Com o patrocínio do óleo lufrificante da Shell, o Pennzoil, o carro totalmente amarelo e seu piloto venceram o título da temporada do PPG IndyCar, incluindo a Indy 500, a terceira de Rutherford. O conjunto Rutherford/Hall/Chaparral/Cosworth/Goodyear não apenas venceu a corrida mais importante de sua história, como também registrou a pole, a volta mais rápida e o maior número de voltas lideradas. O 2K se aposentou em 1982, não sem antes somar 27 vitórias.

Seu descanso no museu foi interrompido na mais recente edição da Indy 500, na qual o piloto brasileiro Helio Castroneves correu cm as cores da Pennzoil. Na apresentação, o 2K estava ali, imponente, ajudando a relembrar sua fase histórica.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here