temp79-italia-gdeEstá disponível na Inglaterra, para venda, um chassi original do Copersucar Fittipaldi F6A, utilizado por Emerson Fittipaldi em parte da temporada de 1979, a penúltima do bicampeão mundial na categoria. O F6 foi projetado pelo australiano Ralph Bellamy e primou pela beleza mas, em compensação, pecou tanto pela falta de desempenho que no mesmo ano foi necessária uma reformulação, resultando no F6A. Nesse intervalo de alguns Grandes Prêmios entre o F6 e o F6A, Emerson e Wilsinho tiveram de decidir pela retomada das atividades do então aposentado F5A, este sim, o melhor carro da equipe no conjunto de resultados.

O F6A está na “vitrine” da empresa inglesa Race Car Ware House, localizada em West Sussex. O modelo está à disposição para compradores ao preço de £ 47500, ao em torno de R$ 160.000. O carro que também foi usado por Alex Dias Ribeiro está ao lado de outros modelos famosos da Fórmula 1 como o Jordan 193 Hart V10 de Eddie Irvine, o Dallara 191 Judd V10 de JJ Letho e o Arrows FA16 Hart V8 de Gianni Morbidelli.

82473hs-fittipaldiSegundo Kevan McLurg, em respostas fornecidas por e-mail às questões formuladas pelo Diário Motorsport, o carro é original, estando exatamente no mesmo estado de sua última prova, em 1979, e em bom estado, “considerando-se que foi utilizado pela última vez há 30 anos”. Ele acrescenta que, antes de colocar o carro na pista, ele precisará passar por uma revisão completa de todos os componentes, dado o longo período de inatividade.

Embora não tenha revelado o nome, McLurg informou que o carro é de propriedade de “um fã louco de Emmo que já teve três outros carros Fitti”. Tanto que, segundo ele, não perde um único evento em Goodwood quando o ídolo brasileiro está presente.

82473fitti-topApesar de peça única da saga brasileira na Fórmula 1 no acervo da Race Car Ware House, seu responsável revelou que existem outros Fittipaldi em ótimo estado. Calcula que há “uns dois ou três no Reino Unido, um no Continente e outro nos estados Unidos”.

O empresário aproveitou para mandar um recado para Emerson Fittipaldi. “Ouvi que Emmo tem no Brasil dois ou três que ele recomprou. Estou esperando o telefonema dele para aumentar a sua coleção”. O site é http://www.racecarwarehouse.co.uk.

Fotos: Ao alto, Arquivo Diário Motorsport; As demais, imagens do modelo exposto na Race Car Ware House

13 COMENTÁRIOS

  1. O projetista Bellamy foi infeliz neste carro. Foi salvo enganno aplicado o conceito de chassi com efeito solo, notar q na foto a asa dianteira era opcional.. Emerson queria projeto igual ao da concorrencia e Bellamy qui impor o seu sem conhecimento necessario da tecnica.

  2. Essa coisa afundou a equipe Fittipaldi em 1979 ao contrário do F5A de 1978, ainda bem que não trouxeram esta porcaria para cá. Nem de graça. Xô urucubaca.

  3. Oi gente!
    Hoje, 01/02/2013, o Fittipaldi F6A ainda está à venda, mas o preço aumentou para £ 75.000. Com mais £ 35.000 vem com motor DFV da Cosworth e teria ainda o custo do transporte para o Brasil. A única forma é a idéia do Francez, que é muito boa uma vez que tem milhões de brasileiros fanáticos por F1. É só propagar a idéia.
    Um grande abraços a todos.

  4. Oi estive vendo este copesucar, ele realemnte está muito lindo, espero que um dia este carro volte para o brasil, pois seria um orgulho te-lo do volta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here