Imagine você, que esteve trabalhando ou se divertindo na São Paulo Indy 300, se a prova fosse transferida para segunda-feira, 15 de março, por causa da chuva? Imaginou? Então, dá mesmo para ter uma idéia do que acontece agora em St. Petersburg, cuja prova da Indy teve de ser adiada de ontem para as 11h00 de hoje por causa de um tormenta para ninguém botar defeito!
Imagine, nesse mesmo sentido, esse seu hipotético transtorno particular sendo ampliado também para as autoridades de trânsito, operadores e gestores das redes de comunicação, gerências de hotéis, responsáveis pelas companhias aéreas e rede hoteleira, mas a confusão que causaria na cabeça dos editores dos diversos órgãos de informação envolvidos com o evento. Isso para não falar nos pilotos e equipes, que possuem agendas apertadas e passos antecipadamente planejados.
No caso de São Paulo, por exemplo, praticamente todo o grupo estrangeiro que desembarcou em São Paulo deixou o hotel localizado no interior do Sambódromo na manhã de segunda em direção ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. A turma toda retornou naquele mesmo dia, enquanto todo o trabalho de desmonte já estava em acelerada carreira.
Em se tratando de St. Peterburg, essa debandada certamente tende a ser mais rápida. Dificilmente seria possível encontrar alguém na cidade ainda na noite de domingo. Fosse em avião de carreira ou particular, pelas estradas a bordo dos motorhomes ou nos caminhões das equipes, fato é que a debandada normalmente é muito rápida quando a corrida ocorre nos Estados Unidos.
Sendo assim, somente o apelo à segurança confere autoridade para que dirigentes transfiram uma prova de um dia para o outro e, em conseqüência, iniciem uma jornada em cascata de transtornos particulares ou coletivos. Mas como o que queremos é ver uma corrida limpa, sem riscos adicionais para os pilotos e público, que tenhamos, então, corrida da Indy e da Sprint Cup nesta segunda-feira.
Grupo abrigado da chuva ontem, em St. Petersburg, antes do anúncio de transferência da corrida para esta segunda-feira
Foto Shawn Gritzmacher/Indy Racing League – St. Petersburg (USA), 28 de março de 2010