Tony Kanaan: liderança da maturidade

dm-2704-kanaanTony Kanaan deixou ontem o Kansas Speedway com duas preciosidades na bagagem, rumo a Miami, onde reside. A primeira, física, corresponde ao troféu pelo 3º lugar na terceira etapa da Fórmula Indy, em prova vencida por Scott Dixon e com Hélio Castroneves em 2º. A outra é a liderança do campeonato mesmo, sem ter vencido ainda. Tal condição foi assegurada pela constância em todas as provas do ano, formada também pelo 3º posto em Long Beach e o 5º na corrida inaugural, em St. Petersburg.

O baiano é hoje um piloto de extrema maturidade e totalmente confortável em seu carro e na equipe Andretti Green. É dotado daquilo que o educador Paulo Freire definiu como a “paciência impaciente”. O sábio e inesquecível professor definiu assim aqueles que buscavam incansavelmente seus objetivos, mas de forma ordenada, planejada e paciente.

Por detrás daquele modo de ser meio moleque, Antoine Rizkallah Kanaan Filho, aos 34 anos, tem a mente fixada em novamente vencer corridas e ser campeão. Isso porque construiu uma condição absolutamente sólida dentro da Andretti Green, desde a sua primeira temporada completa na Fórmula Indy.

A busca dessa estabilidade foi afirmada com a assinatura com Michael Andretti, ainda em 2003, por cinco anos, e reafirmada no final do ano passado, quando preferiu repetir a dose a se transferir para a Chip Ganassi. Assim, estabilizado, foca-se no topo do pódio. Mais avidamente o pódio da Indy 500, conquista que teimosamente lhe tem escapado às mãos nos últimos anos.

Veja o resultado oficial de Kansa e a classificação completa do campeonato clicando aqui: kansas_04262009

Foto Indy Racing League

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *