Fórmula 3 Britânica começa com domínio australiano; para o Brasil, pódios e susto

gabriel-diasAs pessoas próximas ao piloto paranaense Gabriel Dias (foto), de 18 anos, provavelmente viveram instantes de pesadelo na abertura do Campeonato Britânico de Fórmula 3. A rodada dupla realizada ontem, segunda (13), no Oulton Park International, constituiu-se na sua primeira participação em corridas após o acidente sofrido no ano passado em Spa-Francorchamps, que lhe custou lesões cervicais e seis meses de afastamento para total recuperação. Mas já na segunda prova do dia, envolvido que foi em um acidente ainda na primeira curva, a Old Hall, capotou e a prova foi interrompida. Mas a respiração de todos voltou ao normal já no instante seguinte, visto que o piloto não sofreu qualquer dano físico. Já o Dallara F307 Mugen Honda, da equipe T Sport, voltou para casa necessitando de muitos cuidados.

O acidente foi resultado de uma saída de pista do companheiro de equipe de Dias, o irlandês Wayne Boyd, 18, que não conseguiu controlar o Dallara F309 Volkswagen quando do retorno ao traçado. Antes, na primeira corrida, Dias completou a prova em 15º na geral e 2º na sua categoria, a National, uma espécie de categoria B que forma o mesmo grid com a principal, a International.

Nesta, o nome do dia foi Daniel Ricciardo, um australiano de 19 anos que defende a equipe Carlin Motorsport. Ele garantiu as duas vitórias com o Dallara F309 Volkswagen e deixou atrás de si, “estapeando-se” na vice-liderança, o austríaco Walter Grubmüller (20 anos/Hitech Racing/Dallara F308 Mercedes HWA) e o inglês Nick Tandy (24 anos/JTR/Mygale M09 F3 Mercedes HWA).

O único representante do Brasil na International, o paulista Adriano Buzaid, de 20 anos, marcou pontos nas duas provas e fechou a rodada como 6º na classificação geral. Correndo com o Dallara F309 Volkswagen da T-Sport, obteve a 6ª e a 7ª colocações, respectivamente.

Na National, a segunda prova também foi marcada por pódio brasileiro. O mineiro Victor Corrêa, 18, com o SLC R1 Mugen Honda, fechou o dia com o 3º posto na segunda prova. Foi um contraponto à primeira, que precisou abandonar após 11 voltas. Na parada de boxes para troca de um bico danificado, a equipe constatou um vazamento de óleo do motor, o real motivo do abandono.

Nessa classe, o domínio foi de Daniel McKenzie. O inglês de 20 anos da Fortec Motorsport levou o Dallara F307 Mugen Honda à vitória nas duas provas (na geral, 11º e 12º, respectivamente).


Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *