Wolf WR1 Ford Cosworth DFV

Walter Wolf Racing

Ano: 1977
Chassi: WR1
Motor: Ford Cosworth DFV 3.0L V8
Pneu: Goodyear
Fundador: Walter Wolf (Austríaco naturalizado canadense)
Chefe de equipe: Peter Warr (Inglaterra)
Projetista: Harvey Postlethwaite (Inglaterra)

Observações:

Projetado pelo inglês Harvey Postlethwaite, o Wolf WR1 foi o primeiro modelo da Walter Wolf Racing, equipe que estreou na temporada de 1977 e de propriedade de Walter Wolf, um austríaco naturalizado canadense que fez fortuna na exploração de petróleo. O empresário iniciou sua participação no automobilismo como patrocinador de Frank Williams e, como dono de equipe, participou do Mundial de Fórmula 1 de 1977 a 1979, quando vendeu sua estrutura para a Emerson e Wilson Fittipaldi, então proprietários da equipe Fittipaldi.

O grande feito do WR1 foi ter vencido justamente na prova que marcou a estréia da equipe e, conseqüentemente, do modelo de Postlethwaite. Tendo ao volante o sul-africano Jody Sckeckter, único piloto do time e que seria campeão mundial em 1979 pela Ferrari, a Wolf faturou o Grande Prêmio da Argentina, prova de abertura do Mundial de 1977 realizada em Buenos Aires. Esse feito histórico aconteceu no dia 9 de janeiro.

Naquela mesma temporada, após mais duas vitórias (Mônaco e Canadá), dois 2º e quatro 3º, Scheckter sagrou-se vice-campeão mundial e a Walter Wolf Racing, no Mundial de Construtores, garantiu o 4º lugar. Destaque para a vitória em Monte Carlo, pois foi a 100ª de um motor Ford Cosworth DFV. Nas cores dourado e preto e apresentando somente o nome da equipe em suas laterais, o WR1 deixou uma marca vencedora na Fórmula 1. (Conteúdo publicado originalmente em 03.04.2010 e atualizado em 20.08.2010)

1 Comment

  1. Pingback: Tweets that mention Wolf WR1 Ford Cosworth DFV | Diário Motorsport -- Topsy.com

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *