A emissora da Fundação Padre Anchieta exibe a categoria norte-americana com exclusividade para a TV aberta no Brasil
Por Américo Teixeira Junior

A terceira temporada da IndyCar na TV Cultura vem com um formato que, jornalisticamente, parece muito próximo do ideal. Numa época em que não é incomum ver jornalistas substituídos por atletas, a equipe de transmissão terá um trio de especialistas, mas cada um no seu campo de atuação.
O jornalista gaúcho Geferson Kern, uma grande revelação da imprensa de automobilismo nos últimos anos, narra as corridas do NTT IndyCar Series com conhecimento e precisão. Não abusa dos adjetivos e consegue equilibrar informação com emoção de forma bem eficiente.
O fluminense Rodrigo Mattar, um dos principais nomes da imprensa nacional de automobilismo, possui vasto conhecimento acumulado em décadas como jornalista especializado. O também escritor faz uma leitura muito precisa do que está acontecendo na pista e nos pits.
Para complementar o trio, a TV Cultura contratou a pilota Bia Figueiredo, que tem experiência com vários tipos de carro, já pilotou em praticamente todas as pistas do calendário da IndyCar e contribuirá com informações do ponto de vista do piloto. A recém-contratada já estreou antes mesmo de a temporada começar, pois esteve in loco, na Califórnia, acompanhando o teste coletivo oficial de pré-temporada.
Apesar da formação robusta criada pela TV Cultura, falta ainda mandar a equipe completa para cobrir, in loco, as principais corridas do ano, tais como a abertura do campeonato em Saint Petersburg (FL), Indianapolis (IN) e decisão do título.