Crise na General Motors: Ainda é incerto o futuro da Saab

Matéria atualizada em 09.12.2009

Os executivos da General Motors ainda buscam uma solução para o destino da Saab, empresa sueca adquirida pela gigante norte-americana em 1990 e, agora, vê-se no incômodo papel de empresa em vias de desaparecer. Depois que fracassaram as negociações com o grupo automotivo Hoenigsegg, da Suécia, a cúpula da GM decidiu postergar a liquidação da empresa, que poderia ter acontecido no último dia 1º. O motivo é uma negociação em curso com o grupo chinês Beijing Automotive Industry Holding Group.

Entretanto, essa aparente solução está longe de indicar um final feliz. Enquanto para os suecos o ideal seria a continuidade da produção na fábrica da Saab em seu país, os chineses estariam interessados apenas no maquinário e na transferência de tecnologia, de modo que a produção pudesse ser feita toda ela na China.

26.11.2009 – Saab pode ser riscada do mapa pela GM já a partir do dia 1

Depois dos fracassos nas negociações que resultariam na venda da Saab Automotive AB pela GM para o Koenigsegg Group, o destino da marca sueca de automóveis será decidido no próximo dia 1º de dezembro, quando haverá uma reunião de diretoria da GM em Detroit, Estados Unidos. Segundo o Jornal de Negócios, de Portugal, o negócio não vingou porque não saiu um crédito de € 400 milhões, que seria concedido pelo Banco Europeu de Investimento. Segundo a mesma fonte, uma das alternativas que estará em discussão será a simples eliminação da marca. A Saab faz parte do grupo GM desde 1990, mas com derrocada da gigante norte-americana passou a ser negociada no mercado como parte do plano de reestruturação. Foram seis meses de negociações com a empresa de Christian von Koenigsegg, magnata do setor de autómoveis na Suécia, que não deu em nada.



4 Comments

  1. nicodemo 28 de novembro de 2009 at 22:46

    Oi flavio perillo,
    Acho que você está enganado nessa, de lembrar dos autos SAAB aqui no Brasil, quando da(s) etapa(s) do Mundial de Rali em nosso país, anos atrás. Os autos suecos jamais competiram por aqui, nem de maneira oficial e nem semi-oficial ou mesmo suportado por “team” particular. Acho que úma das maiores vitórias da SAAB em competicões talvez tenha sido mesmo na “subida” do Pikes Pike, no Colorado/EUA, quando a fábrica se utilizou de um modelito 9.3 com 800hps, o qual fazia de 0 a 100 em menos de 3 segundos, com tal medicão feita em piso de estrada de terra!!!

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  2. flavio perillo 27 de novembro de 2009 at 8:34

    Tenho boas lembranças com o SAAB no mundial de rallye quando o Brasil abrigou por dois anos uma etapa do Campeonato Mundial.
    Lembro-me que no primeiro ano os carros ficaram expostos no ginásio do Ibirapuera, foi uma festa para os amantes do automobilismo.
    Abraços a todos!!

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  3. nicodemo 27 de novembro de 2009 at 5:22

    Olá Artur,
    Mandou ver bem.

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  4. Artur Semedo 26 de novembro de 2009 at 19:00

    Isso só vem de encontro ao que muitos jornalistas já escreveram e muita gente por esse mundo fora sabe e comenta.Os executivos das grandes empresas automotivas são pessoas sem o mínimo de comprometimento com a história das marcas sobre as quais têm responsabilidade,são esses homens que quase quebraram todas as montadoras do mundo pelas sua decisões erradas,pessoas que podemos até duvidar serem bons com números,tantos os erros cometidos por eles nestes últimos anos,estamos todos nós que gostamos de carros de saco cheio de caras da gravata que se fecham no seu “mundinho”,e se acham o centro…não sei que mundo é este para que nós caminhamos,pois continuamos a formar caras destes nas faculdades de economia,gestão etc…só aprendem a lidar com números e quando se deixa de olhar o que quer que seja na vida pelo lado humano,normalmente o resultado não é bom.A Saab tem uma história linda com vitórias no Monte Carlo por exemplo,com carros emblemáticos e não pode acabar assim.
    Me desculpe Américo pelo desabafo
    Abraço

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