
Não é todo dia que um piloto é campeão vencendo a metade das corridas do ano. Pois foi justamente isso que aconteceu na Fórmula Truck, cuja final realizada ontem no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília, consagrou Roberval Andrade, que conquistou seu segundo título na categoria.
Campeão de 2002 e correndo pela Scania, ele fez uma temporada de “oito ou 80”. Apesar das quatro vitórias somadas até então, Andrade chegou ao Distrito Federal com 17 pontos de desvantagem para Felipe Giaffone, o piloto da Volkswagen que obtivera o 1º lugar numa única oportunidade no ano. A diferença entre ambos estava na regularidade. Enquanto Giaffone construiu sua vantagem com diversos pódios sucessivos, Andrade alternou vitórias com abandonos em proporção praticamente idêntica.
Nesse sentido, cabia-lhe apenas ter 100% de eficiência para tentar tirar o título de Giaffone, a quem bastava um 3º lugar. Andrade fez a pole, liderava na interceptação regulamentar do Pace Truck e venceu a prova. Mas não era o bastante, pois dependia do resultado de Giaffone. A batalha do ex-piloto da Fórmula Indy com o tricampeão Wellington Cirino foi intensa até a bandeirada pelo 3º posto, mas ele acabou mesmo em 4º, o que detonou uma explosão de alegria na equipe de Roberval Andrade. Foi, sem dúvida, uma grande conquista de Roberval Andrade, valorizada em muito pela qualidade do adversário mais direto na decisão.
Apesar de estar particularmente torcendo pelo tri de Felipe, foi uma grande vitória de Roberval Andrade.
Parabéns ao Paulista da RVR Corinthians Motorsport.
Uma corrida bastante disputada, desde a largada até a bandeira quadriculada.
Pena que muitos “brutos” não terminaram devido a acidentes e outras ocorrências.
Ano que vem promete…
Abraços.