
Primeira corrida depois do acidente fatal de Gustavo Sondermann, a etapa de Ribeirão Preto tem tudo para representar um verdadeiro divisor de águas na Stock Car. Por meio de uma comissão, os pilotos mostraram disposição para colocar na mesa de discussões, de forma efetiva e sem espaço para subterfúgios, todos os pontos que consideram caros à prática do esporte. Embora não se trate de uma posição de confronto, a comissão se mostra disposta a conversar com a CBA e Vicar no mesmo nível, saindo da mera sugestão para cobrança contundente de atitudes.
Ribeirão Preto será o cenário para que esse novo posicionamento seja posto a prova. Se ratificado, estará nascendo um novo momento no automobilismo brasileiro. Se postergado ou retificado, estará sepultada qualquer possibilidade de reação futura. São questões extremamente interessantes que poderão tornar os bastidores mais interessantes que a própria corrida.
A comissão de pilotos é formada por Allam Khodair, Átila Abreu, Cacá Bueno, Christian Fittipaldi, Daniel Serra, Felipe Maluhy, Luciano Burti, Max Wilson, Nonô Figueiredo, Popó Bueno, Thiago Camilo e Tuka Rocha. Antes que todos se encontrassem em Ribeirão Preto, houve a seguinte manifestação oficial:
Carta aberta da Comissão dos Pilotos à imprensa
Caros colegas da imprensa, segue abaixo a carta da Comissão de Pilotos, referente às solicitações para maior segurança no automobilismo nacional
Por um automobilismo mais seguro
Os pilotos da Stock Car sempre tiveram enorme preocupação com a segurança do esporte e, durante alguns anos, solicitaram à Vicar, organizadora e promotora da Stock Car e a Confederação Brasileira de Automobilismo, melhorias quanto aos autódromos, carros de competição, procedimentos de direção de prova e regulamentos técnicos e esportivos. Agora, a partir de 2011, forma-se oficialmente uma comissão de pilotos para fortalecer esse trabalho em prol de um esporte cada vez mais seguro.
Através da experiência dos próprios pilotos, a comissão espera trabalhar ainda mais próxima à Confederação Brasileira de Automobilismo visando diminuir os riscos inerentes ao esporte a motor, sugerindo e participando de pontos relevantes para conseguir um de seus objetivos, ou seja, a segurança no automobilismo.
A Comissão de Pilotos espera contribuir para implantação de rígidas medidas de segurança, mas também para o crescimento e fortalecimento do automobilismo nacional e, nesse momento tão especial dedica toda a sua solidariedade para a família de Gustavo Sondermann.
São Paulo, 13 de abril de 2011
Comissão de Pilotos