
.
Por AMÉRICO TEIXEIRA JR.
O Grande Prêmio da Inglaterra, que será disputado neste domingo em Silverstone, poderá ser especial sob todos os aspectos para Rubens Barrichello. Ele precisa vencer a oitava etapa do FIA Formula One World Championship, com risco de ver o companheiro de BrawnGP, o inglês Jenson Button, ampliar esse já quase inacreditável índice de seis vitórias em sete corridas. Existem até circunstâncias técnicas e de estratégia pró-Button que explicam essa diferença de performance em resultados finais. Mas os números de 2009 são implacáveis e apontam uma situação desconfortável para o recordista de provas na categoria (ver quadro abaixo).
Entretanto, se algum desavisado considerar que Button já é o campeão e Barrichello, diante do atual quadro, “carta fora do baralho”, pode estar cometendo um erro grosseiro de avaliação. Nada disso reflete a capacidade de Rubens Barrichello e ele é o primeiro a considerar que já passou da hora de uma reação contundente. O momento, portanto, é esse e fazê-lo um Silverstone seria uma alegria enorme. Afinal, foi na tradicionalíssima pista inglesa (que um dia recebeu o apelido de Silvastone por causa dos feitos de Ayrton Senna da Silva) que Barrichello venceu a prova de 2003, com Ferrari F2003-GA, numa atuação tão destacada que para muitos foi o seu melhor momento na Fórmula 1. Lá também ele conquistou duas de suas 13 poles e duas de suas 17 melhores voltas. E dos 65 pódios que possui, cinco foram obtidos em Silverstone, inclusive o quase impensável 3º posto no ano passado, ainda com o Honda RA 108.
Ganhar ou perder faz parte do jogo, sempre, mas o importante é estar em condição de lutar pela vitória. Nesse quesito, Barrichello assinalou neste sábado o tempo de 1m19s856 com o Brawn BGP 001 Mercedes, exatos 0s347 do pole position Sebastian Vettel (Red Bull RB5 Reanult), e vai largar em 2º (gbr09_qualifying_classification).
“Estou realmente feliz por estar na primeira fila do grid de amanhã numa pista que eu amo e onde me sinto em casa. Depois de um trabalho árduo noite a dentro, mudamos um pouco o carro e meus engenheiros fizeram um grande trabalho para conseguir o acerto com o meu gosto para a qualificação. Eu realmente tirei o máximo do carro hoje e conseguimos um pouco mais do que esperávamos. É claro que os carros da Red Bull estão melhores e eu estou satisfeito por ter colocado o nosso carro entre o Sebastian (Vettel) e Mark (Webber, 3º no grid). Nós esperávamos o 3º lugar. Agora eu espero que possamos ir bem melhor amanhã!“, festejou o comandado de Ross Brawn.
O alemão da Red Bull é a grande “jóia” desta temporada e já venceu na China, mas Barrichello é o favorito para o Grande Prêmio da Inglaterra pela competência, competitividade e, sobretudo, pela necessidade de começar a “escrever” uma nova página nesta temporada.
.

QUADRO COMPARATIVO
Vitórias: Button 6 X 0 Barrichello
Poles: Button 4 X 0 Barrichello
Melhores voltas: Button 2 X 2 Barrichello
Pódios: Button 7 X 3 Barrichello
Pontos após sete corridas: Button 61 X 35 Barrichello
Posição no campeonato após sete corridas: Button 1º X 2º Barrichello
.
SERVIÇO
A Rede Globo de Televisão transmitirá o Grande Prêmio da Inglaterra a partir das 9h00 deste domingo, 21 de junho.
Não concordo quando você chama Vettel de jóia da temporada. Barrichello é que é a grande jóia. Ele é o melhor piloto da fórmula 1 e tem de lutar em uma equipe que do dono ao porteiro torcem para Button.