Penske amplia número de patrocinadores

Matéria publicada em 03.12 e atualizada em 08.12.2010 às 12h00

A capacidade de planejamento e antecipação de soluções, que marcam a carreira empresarial do norte-americano Roger Penske, está novamente a olhos vistos no cenário da Fórmula Indy com o anúncio de novas parcerias, quase todas elas com efeito imediato, mas firmadas “Under a multi-year agreement” (sob um contrato de muitos anos), como dizem seus executivos.

Além de anunciar recentemente  um acordo com a Chevrolet para fornecimento dos motores que a Penske utilizará a partir de 2012, quando a categoria terá novo pacote tecnológico, novos contratos de patrocínio estão vigorando, dentre eles os assinados com Shell, Meijer, IZOD e AAA.

Estas marcas já fazem parte do esforço para conquistar o título de 2011, sem dúvida, mas já compõem o grande pacote que a equipe apresentará em 2012. Todas essas novas parcerias foram anunciadas alternadamente, quase uma por dia no início de dezebmro, causando alvoroço no meio automobilístico norte-americano.

Adeus à Philip Morris – A maratona de anúncios, porém, foi antecedida por uma despedida. Na sede da Philip Morris, no estado norte-americano da Virginia, houve uma grande festa, no último dia 30 de novembro, marcando o término da parceria entre a fabricante dos cigarros Marlboro e o time de Roger Penske.

Foram mais de 20 anos de sucesso e somente em 2010 os carros da equipe deixaram de receber as cores vermelho e branco, com design alusivo ao maço de cigarro, embora a parceria ainda persistisse até o final desta temporada. Além do dono do time, estiveram presentes diversos pilotos que compartilharam da união, entre eles os brasileiros Emerson Fittipaldi, André Ribeiro, Gil de Ferran e Helio Castroneves.

No dia seguinte, 1º de dezembro, o Team Penske anunciou contrato com a rede norte-americana de hipermercados Meijer. A marca estará estampada nos Dallara Honda de Helio Castroneves, Will Power e Ryan Briscoe a partir da temporada 2011 da Fórmula Indy, uma vez que o acordo está previsto para durar vários anos.

Com cerca de 200 estabelecimentos espalhados pelos Estados Unidos, a Meijer opera nos estados de Michigan (onde fica sua sede), Ohio, Indiana, Illinois e Kentucky. A primeira loja foi criada em 1934 e atualmente a rede funciona como um grande centro de compras, pois os pontos de venda são compostos também por departamentos de vestuário, jardinagem, telefonia, eletrônicos, informática, farmacêuticos, entre outros.

Mas o grande contrato estava reservado para ser revelado, oficialmente, na quinta, 2. A Shell patrocinará a equipe na Nascar e na Fórmula Indy, com destaque para os carros de Kurt Busch e Helio Castroneves. Na esteira desse acordo está uma mega operação de fornecimento de produtos Shell e Pennzoil para toda a frota da Penske Corporation, que inclui empresas de transporte de carga, logística e concessionária de diversas marcas. O anúncio com a Shell, não por outro motivo, foi feito em Las Vegas em uma concessionária Ferrari do grupo Penske no cassino Wynn.

Novos parceiros – Mas a ampliação das relações comercial da Penske foram notícia também nos dias subsequentes. Na segunda, 6, um amplo acordo foi anunciado com a IZOD, uma empresa de roupa para o público jovem que já empresta seu nome ao campeonato, na condição de “Title Sponsor”. O patrocínio da IZOD estará estampado prioritariamente na carenagem do Dallara Honda de Ryan Briscoe. Aliás, a operação permitiu que australiano permanecesse na equipe, o que chegou a estar ameaçado por algum tempo.

IZOD é uma marca criada nos anos 30 e presente em 18 países. O produtos IZOD incluem vestuário e acessórios para homens, mulheres e crianças, além de cosméticos e acessórios de moda. Faz parte da Philips-Van Heusen Corporation, uma gigante do mundo da moda que detém algumas das marcas mais famosas do setor.

Esse ciclo atual de anúncios da Penske foi concluído na terça, 7, com a revelação do acordo firmado com o Automobile Club of Southern California (AAA), que atua no setor automobilístico na forma de seguro, documentação e socorro em estradas. Nesse caso se tratou de uma ampliação para a Fórmula Indy, com ênfase para o carro de Helio Castroneves em Long Beach e Texas, de uma relação que já existia com a Penske no âmbito da Nascar.

2 Comments

  1. Cockpit Gaúcho 8 de dezembro de 2010 at 12:38

    Bem, agora é esperar que esses patrocínios tragam o resultado esperado, não é? Com o Helinho superando o Will Power, de preferência.

    Reply
  2. Flavio Perillo 3 de dezembro de 2010 at 15:20

    Parabéns ao Helinho que, mais uma vez vai entrar o ano com o pé direito.
    Agora é só esperar ancioso pelo começo da temporada e torcer pelo “menino”.
    Abraços

    Reply

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *