Os F1 que fizeram história: McLaren M23, carro do bicampeonato de Emerson Fittipaldi

Das 14 vitórias obtidas por Emerson Fittipaldi na Fórmula 1, seis delas foram com este modelo da McLaren, o M23; na foto, vitória do brasileiro no Grande Prêmio da Inglaterra de 1975, a última de sua carreira na categoria (Foto fornecida por Ford Motor Company)
Das 14 vitórias obtidas por Emerson Fittipaldi na Fórmula 1, cinco delas foram conquistadas com este modelo da McLaren, o M23; na foto, vitória do brasileiro no Grande Prêmio da Inglaterra de 1975, a última de sua carreira na categoria (Fotos fornecidas por Ford Motor Company)

Algumas das melhores referências dos carros da Fórmula 1 da década de 70 foram relativas ao McLaren M23. Emerson Fittipaldi conquistou o seu segundo título mundial, o de 1974, justamente com esse modelo da equipe então chefiada por Teddy Mayer. Projetado pelo engenheiro britânico Gordon Coppuck, que foi trabalhar em 1965 na equipe fundada por Bruce McLaren, o M23 foi equipado com o motor Ford Cosworth. Estreou nas pistas na temporada de 1973, em substituição ao M19, ainda utilizado nos Grandes Prêmios da Argentina e Brasil (ambos vencidos por Emerson Fittipaldi com Lotus 72D Ford Cosworth) daquele ano pelo neozelandês Danny Hulme e o norte-americano Peter Revson.

A primeira vitória do McLaren M23 foi conquistada por Denny Hulme, em 1973, no Grande Prêmio da Suécia, realizado em Anderstorp
A primeira vitória do McLaren M23 foi conquistada por Denny Hulme, em 1973, no Grande Prêmio da Suécia, realizado em Anderstorp

Coube a Hulme, campeão mundial de Fórmula 1 de 1967 (Brabham Repco BT24), ser o primeiro piloto a conduzir o M23 em provas do Mundial. Foi na terceira etapa, em Kyalami, África do Sul. Revson e Jody Scheckter, o sul-africano que fazia a sua primeira de cinco corridas naquele ano pela equipe, participaram da corrida vencida por Jackie Stewart (Tyrrell 006 Ford Cosworth) ainda com o M19 em sua versão C. Na disputa seguinte, em Montjuich, Espanha, Revson também já dispunha do modelo concebido pelo engenheiro aeronáutico fanático também por motocicletas.

A primeira vitória do M23 aconteceria três meses e meio após sua estréia e na quinta prova disputada. Coube a Denny Hulme essa primazia, no Grande Prêmio da Suécia, em pódio completado por sueco Ronnie Peterson (Lotus  72E Ford Cosworth e por François Cevert, da França, com Tyrrell 006 Ford Cosworth. As vitórias de Peter Revson na Inglaterra (Silverstone) e Canadá (Mosport Park), em conjunto com outros bons resultados, deram para a McLaren o 3º lugar no Mundial dos Construtores, constituindo-se no melhor acumulado da equipe até então em pontos acumulados.

Ainda na temporada de 1973, foram mais duas conquistas do McLaren M23, ambas com o norte-americano Peter Revson, na Inglaterra e no Canadá (foto)
Ainda na temporada de 1973, foram mais duas do McLaren M23, ambas com o norte-americano Peter Revson, na Inglaterra e no Canadá (foto)

Para 1974, Teddy Mayer concentrou o foco em dois carros e contratou Emerson Fittipaldi para ser parceiro de Hulme, enquanto Revson se transferia para a Shadow e Scheckter ingressava na Tyrrell. Foi o ano do primeiro título de construtores da McLaren e único fora da esfera de Ron Dennis, que compraria o time de Mayer em 1983. Foram três vitórias de Emerson Fittipaldi (Brasil, Bélgica e Canadá) e a conquista do bicampeonato mundial. Hulme abriu a temporada vencendo na Argentina. Seria seu ano de despedida, após dez campeonatos. Ele viria a falecer aos 56 anos, no dia 4 de outubro de 1992, após ataque cardíaco durante uma competição na Austrália.

Nos dois anos, com o vice-título de Fittipaldi em 1975 e o prêmio principal para o inglês James Hunt no ano seguinte, o M32 completou uma trajetória de 16 vitórias: James Hunt: 6; Emerson Fittipaldi: 5; Danny Hulme: 2; Peter Revson: 2; Jochen Mass: 1. A partir do Grande Prêmio da Espanha de 1977, em Jarama, o M23 foi substituído pelo M26. Foram 62 provas ininteruptas pelo time de Teddy Mayer até a sua aposentadoria do bólido vencedor, isso sem contar diversas outras participações de times particulares que adquiriram o chassi (naquela época era permitido). Vale lembrar, também. que foi nesse carro, com o número 40, que Gilles Villeneuve estreou na Fórmula 1 em 16 de julho de 1977, em Silverstone.

Campeão mundial de 1976, o inglês James Hunt venceu seis Grandes Prêmios naquele ano com o McLaren M23; na foto, em atuação em Zolder, na Bélgica
Campeão mundial de 1976, o inglês James Hunt venceu seis Grandes Prêmios naquele ano com o McLaren M23; na foto, em atuação em Zolder, na Bélgica

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