Marcus Zamponi: “Lá vem esse puto com esses moleques de novo!”

tn_Logo-do-SKB-13-Troféu-Marcus-Zamponi-400x275 Por Americo Teixeira Jr. – O jornalista Marcus Zamponi, falecido no dia 16 de julho, será homenageado com um troféu que leva seu nome na rodada de 14 e 15 de setembro do Super Kart Brasil, campeonato criado e organizado por alguns dos principais expoentes do kartismo nacional: Dennis Dirani, Danilo Dirani, Paulo Carcasci, Renato Russo, Ruben Carrapatoso e Sérgio Jimenez (até recentemente, André Nicastro fazia parte do grupo). A disputa ocorrerá no Kartódromo Ayrton Senna, no complexo automobilístico do Autódromo Municipal José Carlos Pace, no bairro paulistano de Interlagos.

É, mesmo, uma homenagem merecida. Quem acompanhou a revista Auto Esporte entre 1986 e 1994, certamente pôde ver páginas e páginas dedicadas ao kartismo brasileiro. Estavam lá as performances de Rubens Barrichello, Tony Kanaan, Helio Castroneves, André Ribeiro, Felipe e Zequinha Giaffone, Pedro Paulo Diniz, Christian Fittipaldi, Cristiano da Matta, Bruno Junqueira e tantos outros, apenas para citar alguns daqueles que se destacaram na fase adulta do esporte. Eu não tenho as revistas, mas seguramente o pesquisador Paulo Lava pode comprovar que praticamente todas as matérias de kartismo nesse período foram assinadas por mim.

Mas de nada adiantaria a produção frenética de material se não fosse o editor Marcus Zamponi abrir espaços e mais espaços para o kartismo. Houve momentos que até chamadinha na capa a modalidade mereceu. Desde aquela primeira matéria que escrevi em Auto Esporte, em 1986 (acho; confere McCoy?), numa oportunidade que foi dada pelo Robertinho Ferreira (o editor geral na época), o Zampa sempre esbravejava: “Lá vem esse puto com esses moleques de novo!”. Era ele se referindo a mim. Mas era ele fazendo tipo de mau, pois Zampinha era um entusiasta do kartismo e não media esforços para que o “puto” tivesse sempre mais espaço para falar dos “moleques”.

Marcus Zamponi, em foto do arquivo da revista RACING, da Editora Motorpress Brasil
Marcus Zamponi, em foto do arquivo da revista RACING, da Editora Motorpress Brasil, fornecida pela FG Com.

 

3 Comments

  1. Paulo "McCoy" Lava 7 de setembro de 2013 at 17:04

    De pronto, um sincero pedido de desculpas ao jornalista Américo Teixeira Junior pela demora em termos de ‘responder’uma dúvida sobre temporadas nas quais ele atuou junto à revista Auto Esporte. Amigo, desculpe. O fato é que contingencias inesperadas obrigaram minha ausência (em termos de mundo virtual, idem sobre ‘presença’ em minha residencia). Dito isso, a única ressalva para fazer deve-se ao ano no qual Américo Teixeira Junior assinou texto na revista Auto Esporte. 1987. Mais especificamente, na edição 266 (Março/1987), ocasião na qual Teixeira escreveu interessante matéria sobre o kartismo — ‘Kart: o primeiro caminho para a F1’; nada menos do que SEIS páginas (coincidencia ou não, durante viagem empreendida ao litoral gaúcho, peguei na estante diversas revistas, entre elas, a citada edição!). Sem dúvida, uma das melhores matérias sobre a categoria. E nem preciso me estender que você é um dos poucos no Brazil detentor de alentado conhecimento sobre o assunto. Parabéns, Américo.
    Kind regards,

    Paulo McCoy

    Reply
  2. Sergio JImenez 5 de setembro de 2013 at 19:12

    Obrigado Americo!
    Obrigado pelo espaço para o SKB!
    Grande abraço

    Reply
  3. Danilo Dirani 5 de setembro de 2013 at 18:11

    Valeu Américo!

    Com certeza, homenagear o Zampa por tudo que ele dedicou ao esporte, é o mínimo que podemos fazer!

    Obrigado pelo espaço!

    Abração,

    Danilo Dirani

    Reply

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *