
Aos 28 anos e iniciando o seu nono ano ininterrupto no automobilismo norte-americano, o piloto mineiro Raphael Matos estará disputando em 2010 a sua segunda temporada na Fórmula Indy. Tanto quanto a continuidade na Luczo Dragon Racing, de Jay Penske e Steve Luczo, Matos comemora o novo momento da equipe.
Nessa entrevista exclusiva ao Diário Motorsport, ele contou algumas novidades que deverão ter influência direta na sua performance. Muito embora tenha revelado que haverá novo patrocinador, a principal notícia a respeito do time é um segredo muito bem guardado. “A mudança será anunciada essa semana e terei o prazer em falar sobre ela”, despistou. Nos Estados Unidos desde 2002, Matos registra títulos na Fórmula Dodge, Fórmula Mazda, Fórmula Atlantic e Indy Lights. Ao longo do ano passado, acumulou 313 pontos e fechou a classificação em 13º lugar.
***
Diário Motorsport – Você será o único piloto na equipe ou haverá alguma mudança nesse quesito?
RAPHAEL MATOS – Para 2010, a equipe terá dois carros para algumas corridas em circuitos ovais. Serão provavelmente cinco corridas ao total.
Diário Motorsport – Alguma mudança técnica para 2010?
RAPHAEL MATOS – A equipe continua praticamente a mesma, com os mesmos mecânicos e engenheiros. Mas uma grande adição foi feita no lado técnico e administrativo da equipe. Tal mudança será anunciada essa semana.
Diário Motorsport – E quanto ao budget para a próxima temporada?
RAPHAEL MATOS – Teremos também um patrocinador novo, que não posso revelar. Essa relação dará um grande suporte no lado financeiro da equipe e poderemos focar em certas áreas no desenvolvimento do carro que não tivemos a oportunidade ano passado.
Diário Motorsport – Qual foi o principal ensinamento que a temporada de estréia lhe proporcionou?
RAPHAEL MATOS – O principal ensinamento foi realmente aprender todas as manhas e detalhes. Inclusive, ainda continuo aprendendo a cada corrida.
Diário Motorsport – Dê-nos uma idéia sobre isso…
RAPHAEL MATOS – Na Fórmula Indy é importante você não colocar sua corrida na mão de outro piloto. Em outras palavras, não tome nenhuma decisão, a não ser que esteja totalmente certo do que pode acontecer.
Diário Motorsport – A categoria terá apenas dois dias de testes de pré-temporada, agora em fevereiro. Aprova esse nível de restrição?
RAPHAEL MATOS – Falando pelo lado do piloto, sempre queremos testar mais e tentar melhorar nosso equipamento. A melhor maneira de aprender sobre o próprio equipamento é ir para a pista e adquirir milhagem. Vendo por esse lado, é sem duvida negativo. Mas olhando como um todo eu acho que foi melhor para a categoria, especialmente para as equipes menores que não têm tantos recursos financeiros.
Diário Motorsport – Como é o seu relacionamento com o dono da equipe, o filho de Roger Penske? Como você o definiria como administrador de um time da Indy?
RAPHAEL MATOS – O Jay Penske é um dos caras mais inteligentes que já conheci. Tenho dele o que um piloto mais busca no seu dono de equipe, confiança. Ele me deu a primeira chance junto ao Steve Luczo e sou muito grato. Estamos indo para o nosso segundo ano na Fórmula Indy e muito felizes e confiantes na forma como a equipe cresceu tecnicamente durante 2009 e com as perspectivas para 2010.
Diário Motorsport – Faltando menos de 30 dias para a abertura da temporada, você acha que a categoria ainda sente os reflexos da crise mundial ou isso já foi superado?
RAPHAEL MATOS – Acho que contrariamente a todas as categorias no mundo, a Indy cresceu até mesmo durante a crise. O número de carros se manteve e a categoria assinou um contrato de patrocínio com uma grande empresa (IZOD).
Diário Motorsport – O que lhe empolga em relação ao presente e futuro da Indy?
RAPHAEL MATOS – Conquistamos a corrida do Brasil, que era importantíssima para os pilotos brasileiros e seus respectivos patrocinadores, e foi anunciado o tão esperado conceito do Carro Delta, que será introduzido em 2012 e tem tudo para melhorar o nível de competição das corridas, principalmente nos circuitos ovais. A categoria agora busca se difundir na Ásia.
Sou Elisa Costa tia do piloto RAPHAEL MATOS.Que Jesus abra os caminhos prá vc, e tenho certeza que vai dar tudo certo.Beijos iluminadosRAFA!!!!
Acelera fundo Rafa, estamos todos apostando e torcendo por voce!!!!!!!