O piloto brasileiro Helio Castroneves e o presidente da Indy Racing Legue (IRL), Randy Bernard, estarão reunidos hoje em Indianapolis (IN), a partir das 15h00, horário brasileiro. O convite partir do dirigente da liga organizadora da Fórmula Indy e foi motivado pelos acontecimentos relativos à prova Honda Indy Edmonton, realizada no dia 25 de julho no Canadá, quando Castroneves venceu, mas foi punido por Brian Barnhart, o diretor de provas.
Embora tenha se desculpado no mesmo dia, publicamente e pessoalmente, as reações nervosas de Castroneves continuam repercutindo e esse seria, em tese, o motivo da reunião. Entretanto, para a entidade está em jogo muito mais do que isso.
Único remanescente da equipe do ex-presidente Tony George em cargo de diretoria, Barnhart tem demonstrado inconstância em suas medidas. Para uma mesma situação, ora ignora, ora pune. Na largada de Edmonton, Will Power fez exatamente a mesma manobra que Castroneves faria mais tarde na relargada da 93ª volta. O brasileiro foi punido com a perda da vitória; o australiano sequer recebeu uma advertência.
O fato é que nem Power na largada e nem Castroneves na relargada deveriam ser punidos. A IRL errou ao usar um item do regulamento feito para ovais em uma pista improvisada num aeroporto. Desnudou-se, assim, um problema estrutural bastante sério da IRL.


Esperamos que nada aconteça a Helinho. Já basta o que ele passou no inicio de 2009.
Helio foi sim meio descontrolado no momento do incidente mas, logo em seguida abaixou a cabeça em sinal de arrependimento pelas palavras e pela aparente ira com os comissários da prova.
O assunto destacado de que o regulamento para ovais não pode ser utilizado em ciscuitos de rua ou mistos, como queiram, é motivo suficiente até para que a direção da IRL reverta a situação e devolver a vitória a Castroneves.
Abraços