sexta-feira, março 29, 2024

Exclusivo: Massa permanecerá na Ferrari em 2013

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Felipe Massa e seu Ferrari (Foto Ercole Colombo/Ferrari)

Por Americo Teixeira Jr. (Matéria publicada originalmente em 22 de agosto e atualizada em 4 de outubro de 2012) – O Diário Motorsport pôde saber que o piloto brasileiro Felipe Massa, em que pese ainda não ter assinado seu contrato e estar sendo cobrado à exaustão, permanecerá na Ferrari em 2013. A Ferrari exerceu a sua opção de não liberar o piloto e os indicativos atuais não supõem mudanças nessa postura revelada.

Uma fonte ligada à FIA, com ótimo canal de comunicação junto a Ferrari, informou que essa decisão está muito madura internamente. Conversando sob o compromisso de anonimato, compartilhou sua convicção de que Felipe Massa é muito importante nesse momento para a equipe italiana, embora tenha sido direto ao opinar que “provavelmente” a manutenção de Massa seja mais por falta de opção.

As razões são diversas, mas a principal delas é que a cúpula da Ferrari não está disposta a correr riscos com a entrega de seu carro nas mãos de um novato ou mesmo trazer alguém que, em lugar de ajudar, poderia atrapalhar a trajetória vitoriosa de Fernando Alonso. Para a Ferrari, ser campeã de Construtores também é muito importante e há uma aposta na capacidade de Massa em superar sua difícil fase atual e se recuperar nas nove provas restantes. Numa frase, o brasileiro ainda tem crédito em Maranello.

Há um sentimento da entusiasmo na Ferrari e uma opinião prioritária de que 2013 poderá ser sensacional. Apaixonada por Fernando Alonso, a equipe sabe que os bons resultados do espanhol não se devem, propriamente, ao carro de 2012. A cúpula sabe que precisa melhorar o equipamento. Seria algo mais ou menos assim: “Se chegamos onde chegamos, mesmo com o atual carro, imaginem o que faremos no ano que vem, com um carro melhor e o Felipe, que já é da casa e já mostrou do que é capaz, voltando aos seus melhores dias?”. Se isso vai colar, é outra história, mas é o que se configura neste final de agosto.

Antes de isso acontecer, porém, pelo menos três nomes estiveram sob os olhares atentos dos comandados de Luca di Montezemolo. O mexicano Sergio Perez, contratado pela McLaren em transação anunciada com exclusividade pelo Diário Motorsport, entra no caso do novato que poderia correr o risco de, por sua novicidade, não contribuir para o todo da equipe. Mark Webber já tem contrato assinado com a Red Bull e Jenson Button já disse que não trabalha ao lado de Fernando Alonso. Essa discussão toda não estaria em pauta se não tivesse acontecido o grave acidente com Robert Kubica, esse sim, número um de uma lista que deixou de ter validade, ante as incertezas sobre a volta do piloto polonês ao cockpit de um Fórmula 1.

Implicações domésticas

Mas as implicações não são apenas no campo esportivo, mas também no doméstico. A saída de Felipe Massa da Ferrari teria reflexos na audiência televisiva e talvez até nos acordos comerciais. O público fiel, aquele que gosta de automobilismo, vai para Interlagos com ou sem brasileiro na pista. Vai por paixão pela Fórmula 1. Mas o custo x benefício de um ingresso caro passaria, certamente, a ser questionado, mais do que já é.

Não há nenhum substituto para Massa, enquanto ídolo, para ser “vendido” pela Rede Globo. Este ainda está em formação e pode ser Felipe Nasr.  Bruno Senna não é esse nome, pois nada do que ele faça de bom é o bastante para uma multidão, aqui e lá fora, que teima em compará-lo com o tio. E não adianta ele dizer que “sou Bruno, não Ayrton”, pois ele é Senna e, no imaginário do torcedor, isso é o que conta.

Vale acrescentar que, na Fórmula 1, os acordos mudam e os fatos novos surgem na velocidade de seus carros. Então, em se mantendo essa posição, 2013 será o ano para Felipe Massa buscar resultados consistentes e um bom lugar para 2014. Ou abandonar a categoria, visto ter dito recentemente que não lhe interessa ficar sem um carro competitivo.

Paralelamente a isso, esta substituição de geração estaria sendo preparada com a estreia de Felipe Nasr em 2014, nesse momento o principal candidato a novo ídolo do Brasil na Fórmula 1. Talentoso, bem orientado dentro de casa e nas pistas, o outro Felipe já tem apoio de alguns patrocinadores brasileiros para sua temporada de GP2 e até já teria um pré-contrato assinado com uma equipe de Fórmula 1.

Já o vice-campeão da temporada de 2012 na GP2, Luiz Razia, é um batalhador incansável e continua a buscar um lugar como piloto titular na categoria, visto já ter sido reserva na então Virgin Racing em 2010 (hoje Marrusia) e, em 2011, na então Lotus Racing, hoje Caterham Racing. Sua aproximação recente com a Force India teve bom reflexo, mas a realidade do “combustível financeiro” é um entrave que não permitir, até aqui, um acordo definitivo.

PS – A Ferrari anunciou nesta terça, 16 de outubro de 2012, a renovação de Felipe Massa para 2013.

 

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