Exclusivo: Massa permanecerá na Ferrari em 2013

Felipe Massa e seu Ferrari (Foto Ercole Colombo/Ferrari)

Por Americo Teixeira Jr. (Matéria publicada originalmente em 22 de agosto e atualizada em 4 de outubro de 2012) – O Diário Motorsport pôde saber que o piloto brasileiro Felipe Massa, em que pese ainda não ter assinado seu contrato e estar sendo cobrado à exaustão, permanecerá na Ferrari em 2013. A Ferrari exerceu a sua opção de não liberar o piloto e os indicativos atuais não supõem mudanças nessa postura revelada.

Uma fonte ligada à FIA, com ótimo canal de comunicação junto a Ferrari, informou que essa decisão está muito madura internamente. Conversando sob o compromisso de anonimato, compartilhou sua convicção de que Felipe Massa é muito importante nesse momento para a equipe italiana, embora tenha sido direto ao opinar que “provavelmente” a manutenção de Massa seja mais por falta de opção.

As razões são diversas, mas a principal delas é que a cúpula da Ferrari não está disposta a correr riscos com a entrega de seu carro nas mãos de um novato ou mesmo trazer alguém que, em lugar de ajudar, poderia atrapalhar a trajetória vitoriosa de Fernando Alonso. Para a Ferrari, ser campeã de Construtores também é muito importante e há uma aposta na capacidade de Massa em superar sua difícil fase atual e se recuperar nas nove provas restantes. Numa frase, o brasileiro ainda tem crédito em Maranello.

Há um sentimento da entusiasmo na Ferrari e uma opinião prioritária de que 2013 poderá ser sensacional. Apaixonada por Fernando Alonso, a equipe sabe que os bons resultados do espanhol não se devem, propriamente, ao carro de 2012. A cúpula sabe que precisa melhorar o equipamento. Seria algo mais ou menos assim: “Se chegamos onde chegamos, mesmo com o atual carro, imaginem o que faremos no ano que vem, com um carro melhor e o Felipe, que já é da casa e já mostrou do que é capaz, voltando aos seus melhores dias?”. Se isso vai colar, é outra história, mas é o que se configura neste final de agosto.

Antes de isso acontecer, porém, pelo menos três nomes estiveram sob os olhares atentos dos comandados de Luca di Montezemolo. O mexicano Sergio Perez, contratado pela McLaren em transação anunciada com exclusividade pelo Diário Motorsport, entra no caso do novato que poderia correr o risco de, por sua novicidade, não contribuir para o todo da equipe. Mark Webber já tem contrato assinado com a Red Bull e Jenson Button já disse que não trabalha ao lado de Fernando Alonso. Essa discussão toda não estaria em pauta se não tivesse acontecido o grave acidente com Robert Kubica, esse sim, número um de uma lista que deixou de ter validade, ante as incertezas sobre a volta do piloto polonês ao cockpit de um Fórmula 1.

Implicações domésticas

Mas as implicações não são apenas no campo esportivo, mas também no doméstico. A saída de Felipe Massa da Ferrari teria reflexos na audiência televisiva e talvez até nos acordos comerciais. O público fiel, aquele que gosta de automobilismo, vai para Interlagos com ou sem brasileiro na pista. Vai por paixão pela Fórmula 1. Mas o custo x benefício de um ingresso caro passaria, certamente, a ser questionado, mais do que já é.

Não há nenhum substituto para Massa, enquanto ídolo, para ser “vendido” pela Rede Globo. Este ainda está em formação e pode ser Felipe Nasr.  Bruno Senna não é esse nome, pois nada do que ele faça de bom é o bastante para uma multidão, aqui e lá fora, que teima em compará-lo com o tio. E não adianta ele dizer que “sou Bruno, não Ayrton”, pois ele é Senna e, no imaginário do torcedor, isso é o que conta.

Vale acrescentar que, na Fórmula 1, os acordos mudam e os fatos novos surgem na velocidade de seus carros. Então, em se mantendo essa posição, 2013 será o ano para Felipe Massa buscar resultados consistentes e um bom lugar para 2014. Ou abandonar a categoria, visto ter dito recentemente que não lhe interessa ficar sem um carro competitivo.

Paralelamente a isso, esta substituição de geração estaria sendo preparada com a estreia de Felipe Nasr em 2014, nesse momento o principal candidato a novo ídolo do Brasil na Fórmula 1. Talentoso, bem orientado dentro de casa e nas pistas, o outro Felipe já tem apoio de alguns patrocinadores brasileiros para sua temporada de GP2 e até já teria um pré-contrato assinado com uma equipe de Fórmula 1.

Já o vice-campeão da temporada de 2012 na GP2, Luiz Razia, é um batalhador incansável e continua a buscar um lugar como piloto titular na categoria, visto já ter sido reserva na então Virgin Racing em 2010 (hoje Marrusia) e, em 2011, na então Lotus Racing, hoje Caterham Racing. Sua aproximação recente com a Force India teve bom reflexo, mas a realidade do “combustível financeiro” é um entrave que não permitir, até aqui, um acordo definitivo.

PS – A Ferrari anunciou nesta terça, 16 de outubro de 2012, a renovação de Felipe Massa para 2013.

 

14 Comments

  1. alexandre assunçao soares 19 de março de 2013 at 12:24

    bom dia massa ! meu nome e alexandre a.s. gostria de dizer,que em vez de tirar leite de pedra você deveria colocar o alonso no lugar em que ele merece ;em 2a lugar ,ele so presta para pedir ao enhjeeiro dele, pra você ceder a sua pocissao para ele . (eles e ridiculos alonso e damon hill) meu aniversario e em dezembro meu presente e seu titulo mundiao (ja que o alonso e o melho do mundo, por que e sempre vice !)

    Reply
  2. calhiandro 12 de setembro de 2012 at 20:41

    Assino em baixo o que disse José Guilhermo. Não tem para ninguém Alonso é um dos maiores de toda história da f1. Tira leite de pedra. Queria vê se ele fosse brasileiro o que vocês iriam dizer?

    Reply
  3. José Guilhermo 12 de setembro de 2012 at 19:07

    Caro Tulio Roberto, o Alonso é UM MILHÃO DE VEZES mais piloto que o nosso compatriota, e olha que nao gosto do espanhol mas tenho que reconhecer, Será que é tão dificil de entender isso ? assim como o nosso saudoso Senna era muito mais piloto que o Berger, nos nao temos mais um piloto do nivel de senna, piquet e emerson a realidade é essa, o Massa nunca foi esse piloto,nem na sua melhor fase que foi antes do acidente, ele poderia até ter sido campeão naquele ano já que a Ferrari tinha o melhor carro e o Raikkonen estava totalmente desmotivado depois de ter sido campeão, mas nao estaria nesse nível,seria mais um Damon Hill da vida, já o Alonso é um dois maiores da história consegue tirar leite de pedra com essa Ferrari e o nosso Massinha esta tendo um desempenho simplesmente ridiculo esse ano, se ele nao fosse brasileiro estaria sendo ridicularizado toda corrida pelo nosso galvão. ah Verdade é dura meu velho, mas é isso ai infelizmente, o Massa so ficará em 2013 se demonstrar pelo menos ser um bom segundo piloto pra Ferrari porque nem isso ele vem conseguindo esse ano infelizmente.

    Reply
  4. David 12 de setembro de 2012 at 14:25

    Creio cada vez mais que o Massa está fora da Ferrari, especialmente depois de Monza onde o Perez deu show… o Massa até andou bem mas o mexicano tá andando muito e esse segundo lugar na terra dos tifosi deve ter repercutido bastante…

    Acho que essa fonte está enganada e me parece coisa de um cara que torce pelo piloto brasileiro… eu sempre torci por ele, mas sou realista e acredito que o Massa ainda tem o “…Fernando is faster than you…” engasgado e por isso não tem conseguido bons resultados…

    O Senninha é bom, não é o tio e o erro de todo mundo é esperar que ele seja, talento é inegável que ele tem, pra um cara que anda apenas a 5 anos de monopostos ou pouco mais que isso ele tá fazendo bonito, ele é muito mais consistente que o Maldanado e isso com equipamento inferior… tá todo mundo ainda embasbacado com a vitoria do venezuelano na Espanha, mas a verdade é que além disso ele não conseguiu mais nada além de confusões e acidentes, dos 31 GP’s que ele participou ele se envolveu em acidentes/confusões em 17, das sete corridas que os dois pilotos da Williams conseguiram terminar juntos, Bruno terminou 5 a frente… enfim… números a parte, o velho e sábio penta Fangio já dizia… “Pra vencer campeonatos, primeiro voce tem que terminar as corridas…”

    Com relação aos novatos, o Razia me parece razoável, mas é um piloto que está andando na GP2 a 4 anos assim como o Valsecchi, é por isso que o nome de nenhum dos dois está sendo ventilado em equipes de F1, 4 anos é muito tempo numa categoria de base para começar a mostrar resultados consistentes… a maioria dos bons pilotos que chegou a F1 via GP2 no máximo no 2o. ano já estava disputando o título ou sendo campeão… vide Hamilton, Rosberg, Hulkenberg, Piquet Jr, Senninha, Perez…

    O Felipe Nasr tem um bom planejamento, mas no ano que vem os resultados terão que aparecer ou ele vai sofrer da mesma estigma do Maldonado, Glock, do próprio Razia e do Valsecchi… pilotos que ficam muito tempo competindo em categorias de base e conquistam o título quando so existem novatos competindo, as vezes nem assim… vide Giedo van der Garde e Vitaly Petrov…

    Reply
  5. Andre 24 de agosto de 2012 at 8:34

    Nem uma mencao ao Razia?

    Reply
    1. Americo Teixeira Jr. 24 de agosto de 2012 at 9:05

      Razia é um piloto de excelentes qualidades mas, pelo que sei atualmente, as ferramentais de Felipe Nasr para chegar à Fórmula 1 são mais robustas. O que não impede, obviamente, de contarmos com os dois no grid de 2014.

      Abração

      Reply
  6. Eduardo 23 de agosto de 2012 at 11:13

    O que é novicidade?

    Tirando sua propria familia, sera que realmente existe alguem que so assiste a F1 pour causa do Felipe Massa ?

    Reply
    1. Americo Teixeira Jr. 23 de agosto de 2012 at 19:15

      1 – Novicidade = novato.
      2 – Creio que sim.

      Abração!

      Reply
  7. claudin 23 de agosto de 2012 at 10:34

    Quem manda na equipa e ALonso…so brasileiro se presta a estes papeis…Piquet, Barrica e Massa, qdo tentaram colocar as manguinhas de fora deu no q deu.

    Reply
  8. helder do amaral oliveira 22 de agosto de 2012 at 23:33

    Até a morte do Comendador Enzo Ferrari o time de Maranello dava condição de igualdade aos seus pilotos e se via Niki Lauda & Clay Regazzoni se pegando a tapa contra Emerson Fittipaldi e James Hunt na McLaren e as poderosas JPS Lotus de Colin Chapman com Mario Andretti e Ronnie Peterson e o time de Colin Chapman tinha dois grandes pilotos e um carro temido por Maranello o Lotus 78 e o Lotus 79 que lançara o emblemático Wing car e em 1978 com Carlos Reuteman e Gilles Villenueve e em 1979 a ferrari tinha Villenueve (numero 2 do time) e Jody Scheckter (numero 1 do time vindo da Wolf e da Tyrrell) e tinha igualdade . Depois da morte de Enzo Ferrari o time italiano queria um campeão para levantar o time. Nelson Piquet não quis, tentou com Senna, mas o brasileiro queria um carro campeão, tentou com Prost e com Mansell e quando Schumacher fez o time só para Ele aí o erro de logistica ao fazer Barrichello ser “o outro”, e Rubinho por contrato como foi obrigado a fazer na Brawn a ser o segundo e agora o Alonso é o numero 1 pelo dinheiro do Santander e que seu Boss Manager chama-se Flávio Briatore e Felipe o Manager dele é o filho de Jean Todt. Se Jean Todt quisesse a exemplo que Jean Marrie Ballestre que era a favor de Alian Prost poderia impor a Ferrari a favorecer Massa

    Reply
  9. Enon 22 de agosto de 2012 at 21:36

    Concordo plenamente com o Tulio nós somos um povo muito bonzinho e de memória muito fraca esquecemos as coisas rapidamente tbem metemos o pau nos nossos compatriotas falcimente o Brasil teve 2 títulos com o Fitipaldi 3 com o Nelson Piquet 3 com o Airton Senna O principal problema é o Gavião Bueno que fica querendo um salvador da Patria a quaquer custo Quanto a Ferrari e o Massa eu acho que o massa afrouxou pra um bom entendendor abriu as pernas ai meu irmão já era

    Reply
  10. Tsuneya Inoue 22 de agosto de 2012 at 21:27

    Não faz diferença se é este ano ou não volta para casa

    Reply
  11. tulio roberto 22 de agosto de 2012 at 19:20

    no dia que a ferrari der um carro igual ao de alonso e não houver separação e os dois pilotos forem tratados da mesma forma tanto nos treinos como na corrida ai veremos quem e quem ate agora tudo e a favor de alonso e felipe massa que se dane voces precisam saber que nos brasileiros não somos burros assistimos a tudo e a ferrari so faz o que fernando alonso quer no dia que o melhor carro foi de massa ele quase foi campeão so não foi por causa de erros da propria ferrari sera que não foi de proposito agora quando massa esta na frente tem que abrir para alonso não somos burros não somos indiotas ok donos da ferrari agora se os brasileiros chegassem e dissessem vamos deixar de comprar todos os carros da fiat e abolir qualquer carro da ferrai aqui no brasil como voces se comportariam a verdade e dura mas respeitem nos brasileiros não temos culpa de ser os melhores dirigindo um formula um a propria historia esta ai pra contar sera que e mentira respeitem felipe massa respeitem a historia dele na ferrari os melhores pilotos como sebastiam vettel, button, luis hemilton,tambem passaram maus momnetos mais as suas equipes não os abandonaram e o que eu tenho pra falar espero que voces mudem porque a ferrari e um nome de respeito mas voces estão transformando numa piada não façam com o massa o que voces fizeram com o rubens barrichello em favor de schumacker esta e minha opinião e acho que de muitos brasileiros doidos por formula um abraços de quem gosta e respeita a maior categoria de carros

    Reply
  12. Mario A. Bauer 22 de agosto de 2012 at 14:10

    Caro amigo, a opção da Ferrari venceu dias antes do GP da Hungria e nao foi renovada.

    Abracos
    Mario

    Reply

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *