
Por Américo Teixeira Junior – Acostumado a empreendimentos empresariais ousados, bem aos moldes de sua vitoriosa carreira no automobilismo, o tricampeão mundial Nelson Piquet se lança agora em nova empreitada de largo espectro no âmbito do esporte que o consagrou. Em parceria com a empresa italiana Le Cont, construirá uma fábrica de pneus de corrida no Brasil. O local já foi escolhido. Será em Fortaleza, Ceará, em razão do posicionamento estratégico, da potencialidade logística e das facilidades oferecidas pelos governos locais para instalações industriais.
Da nova fábrica sairão principalmente pneus de kart e, para esse fim, o processo de homologação já está em andamento na esfera da Confederação Brasileira de Automobilismo. Na verdade, a Le Cont já havia homologado no Brasil os seus pneumáticos para kart anteriormente, o que significa dizer que já tinha permissão da Comissão Nacional de Kart para vender no Brasil como equipamento importado. A nova homologação muda esse quadro, uma vez que agora se refere à produção nacional.
A Le Cont foi criada em 1993 em Trento, norte da Itália, pelos irmãos Sergio e Valter Cont. Desde então tem destacada atuação em certames nacionais e continentais, tendo registrado diversas conquistas nesse período. Seus pneus contam com homologações da CIK-FIA e no portfolio da empresa há também pneus de carros de corrida nas composições duro, médio e macio.
Todas a providências para o início da construção em Fortaleza já foram tomadas e a obra está sendo iniciada. Embora o Diário Motorsport não tenha tido acesso ao cronogramada da edificação, o objetivo é estar em condições de colocar a produção da nova fábrica no mercado já em 2017.

Excelente iniciativa ! Com certeza vai ser muito bom para o kart e categorias automobilística nacionais , além de gerar novos empregos ! Principalmente sendo feito pelo empresário e piloto vitorioso Nelson Piquet ! Sucesso!
Grande homem, pai e piloto! Boa sorte!
Espero que diminua o nosso custo !!!
Parabéns ao Nelson. Que de fato existe concorrência com os fabricantes nacionais, pois o maior entrave do kartismo nacional é o preço absurdo e surreal dos pneus.
Todos os fabricantes de equipamentos para kart de competição tiveram, ao longo do tempo ,que se modernizar e se adequar a um mercado cada vez menor e mais racional no tocante aos custos.
Exceção à regra, o mercado de pneus não sofreu concorrência é tem sido o principal limitante ao desenvolvimento do kartismo no Brasil.
É muito bem vinda essa iniciativa, que se não resolver o problema do custo de imediato, cria o precedente da concorrência.
Parabéns pela iniciativa.
Iniciativa fantástica e honesta o problema vai ser a homologação com o Valduga
Legal
acho a iniciativa espetacular, pois nós amantes de automóveis, gostamos de equipar nossos veiculos com pneus de alta qualidade, e acredito que teremos , pois não aguento mais procurando o pneu 295/50/15, para o meu carro, pois se trata de pneu importado, desta forma teremos o pneu 295 nacional e de excelente qualidade.parabéns pela iniciativa…
Eu entendi que serão fabricados pneus para kart.
Muito legal essa iniciativa do Piquet – o mercado de pneus de kart no Brasil estava monopolizada – quem ganha é o consumidor e o esporte.