Dakar 2010-dia 6/SS5 Carros: Só deu VW nesse primeiro dia chileno

A quinta etapa do Dakar 2010 Argentina Chile, disputada nesta quarta-feira, foi marcada pela performance dos modelos Race Touareg da Volkswagen Motorsport. O domínio não foi traduzido apenas pela conquista das três primeiras posições na fase Copiapo-Antofagasta, cuja especial teve 483 km, como também pela liderança na classificação geral.

Depois da vitória na segunda-feira e o 2º posto de ontem, os franceses Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret (301) partiram para esse primeiro dia de atividades inteiramente em território chileno como líderes da disputa. Mas o planejamento para a vitória foi quase que totalmente destruído no km 135, quando quebrou a transmissão do BMW 3 CC do Team X-Raid GMBH. No total, a dupla ficou parada aproximadamente duas horas e só conseguiu completar o percurso em 33º lugar. Pior do que isso, só mesmo o fato de ter despencado para 10º na geral.

Mas se o mundo “virava de cabeça para baixo” para os lados da BMW, a Volkswagen fazia 1/2/3, pela ordem, com Mark Miller/Ralph Pitchford (305), Carlos Sainz/Lucas Cruz (303) e Nasser Al-Attiyah/Timo Gottschalk (306). E a marca só não obteve as quatro posições dianteiras por causa do “intruso” Rummer X3, de Robby Gordon e Andry Grider (302), o 4º, à frente de Maurício Neves e Clécio Maestrelli (312), que chegaram em 5º com outro Race Touareg.

Ao final desse dia penoso, no qual os competidores enfrentaram a segunda maior especial de todo o Dakar 2010, Sainz e Cruz são os novos líderes, seguidos por Al-Attiyah/Gottschalk e Miller/Pitchford. Neves e Maestrelli surgem agora como os principais brasileiros na categoria Carros, ocupando o 7º posto. Em 9º vem Guilherme Spinelli e o navegador português Filipe Palmerio (322), com o Racing Lancer Mitsubishi da JMB Stradale  Off Road. Na etapa de hoje, foram 11º.

RESULTADO Etapa 5 + Geral

Com a vitória desta quarta-feira, Mark Miller e Ralph Pitchford (305) pularam de 4º para 3º na classificação geral (Foto DPPI/Volkswagen Motorsport)

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *