quinta-feira, abril 18, 2024

Conheça os bastidores de uma história que poderia ter modificado a data da Stock Car em Ribeirão Preto

Share

9 by Photo 4

Washington Bezerra (esq.) é o chefe da equipe sediada em Portugal, mas todos os funcionários e pilotos são brasileiros, com exceção desta etapa de Nogaro (Foto fornecida por FGCom)

Por Americo Teixeira Jr. – Não foram o bastante os esforços dos chefes de equipe Washington Bezerra e Antonio Hermann. Por mais que tivessem tentado buscar uma solução, não conseguiram fazer com que fosse mudada a data da etapa deste fim de semana da Stock Car, que acontece na cidade paulista de Ribeirão Preto em circuito urbano. As tratativas foram feitas em vários níveis, mas não surtiram efeito porque esbarrou na complexa operação de montagem de uma corrida de rua, que já estava em curso. Resultado disso é que a BMW Team Brasil participará desfalcada de seus pilotos titulares, todos destacados pilotos da Stock Car, da etapa de abertura do Blancpain Sprint Series, que acontece neste domingo e segunda, 5 e 6 de abril, em Nogaro, França.

Quando escalou para a temporada 2015 os pilotos Cacá Bueno, Sergio Jimenez, Valdeno Brito e Átila Abreu, Bezerra sabia que não podia haver coincidência de datas entre o certame internacional de GT e a Stock Car no Brasil. Foi exatamente por isso que intercedeu junto aos promotores do Blancpain GT Series, que engloba as competições de Sprint e de Endurance, para que duas datas não fossem coincidentes. Nessa mesma linha, o calendário de outubro foi modificado pela Vicar para permitir que os contratados do BMW Team Brasil pudessem cumprir seus respectivos contratos nos dois lados do Oceano Atlântico.

Tudo aparentemente estava resolvido, eis que uma decisão do Conselho Mundial de Esporte a Motor, da FIA, provocou um efeito em cascata que tumultuou a ordem até então estabelecdia. A Vicar se viu obrigada a anunciar, pouco antes do Natal do ano passado, a antecipação em uma semana da etapa de Ribeirão Preto, visto uma modificação do calendário da Fórmula 1, que sem a presença da Coréia do Sul, acabou por deslocar o Grande Prêmio da China para 12 de abril, justamente a data original da prova paulista. Em razão disso, chocaram-se duas prioridades. Se de um lado a Globo não queria a coincidência de datas de seus dois eventos automobilísticos, era impossível alterar a data de Nogaro, que desde os anos 70 abre a temporada européia de GT, sempre na segunda imediatamente posterior ao feriado de Páscoa.

Maurício Slaviero é o diretor geral da Vicar, empresa promotora da Stock Car (Foto Duda Bairros/Stock Car)
Maurício Slaviero é o diretor geral da Vicar, empresa promotora da Stock Car, que conseguiu auterar a data de Pinhais, mas não a de Ribeirão Preto (Foto Duda Bairros/Stock Car)

Aos 73 anos de idade e quase 60 de automobilismo, Washington Bezerra conhece todo mundo e mais um pouco no esporte motorizado brasileiro e internacional. Sabe, também, que qualquer mudança na Stock Car tem de ter o aval da Globo. Por tudo isso, acionou a emissora sediada no Rio de Janeiro por meio de uma de seus astros mais importantes, o narrador Galvão Bueno, que foi sócio de Bezerra na equipe que levou Chico Serra ao tricampeonato da Stock Car. Além de patrão do filho mais velho de Galvão, Bezerra foi padrinho de casamento do apresentador.

Esse foi o caminho escolhido por Bezerra para resolver a questão e, segundo disse ao Diário Motorsport, ainda no final de fevereiro a direção da Globo envolvida com a questão concordou com a mudança. Já em Portugal, onde é a sede da equipe brasileira, o chefe de equipe manteve contato com a prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, que também não se mostrou contrária à mudança, desde que a solicitação partisse da Globo e da Vicar. Essa posição foi manifestada no início de março.

Por seu turno, Antonio Hermann foi quem tratou da questão diretamente com Maurício Slaviero, diretor geral da Vicar. O promotor da categoria deixou claro que, por ser uma prova de rua e demandando de 60 a 70 dias para a montagem completa do evento, o prazo era muito curto para alterar a data. Despesas e compromissos já estavam em pleno curso, não só por parte dos promotores, mas de todas as demais partes envolvidas. Slaviero revelou ao Diário Motorsport que sua posição foi totalmente compreendida pelo empresdário e seus pilotos.

Montagem da estrutura em Ribeirão Preto (Foto fornecida por Stock Car)

Montagem da estrutura em Ribeirão Preto para a etapa deste domingo, a segunda da temporada 2015 da Stock Car (Foto fornecida por Stock Car)

O mesmo problema já não ocorreu em relação a data de outubro. Se em princípio haveria choque entre a segunda etapa do ano no Autódromo Internacional de Curitiba e as rodadas finais do Blancpain Sprint Series, o calendário do Brasileiro foi alterado justamente para o intervalo entre a etapa de Misano e Baku (ver calendário comparativo nesta matéria). Assim, o time patrocinado pelo Banco do Brasil não terá em Nogaro, e apenas em Nogaro, a sua formação completa. Ao volante dos BMW Z4 #0 e #77 estarão, respectivamente, Ricardo Sperafico (BRA)/Rodrigo Sperafico (BRA) e Maxime Martim (BEL)/Dirk Muller (ALE). Compare abaixo o calendário da Stock e as duas competições do Blancpain GT Series, das quais a BMW Team Brasil tomará parte em 2015, que se constitui na terceira temporada do time brasileiro no certame europeu:

Captura de tela 2015-04-01 13.34.34

 

 

Foto de Capa: O BMW Z4 da equipe BMW Team Brasil (Foto fornecida por FGCom)

Read more

Local News