Por Americo Teixeira Jr. – A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) registrou R$ 6.774.053,03 como receita bruta no exercício 2012, encerrado em 31 de dezembro. No mesmo período, os gastos chegaram a R$ 6.668.123,27, perfazendo um lucro de R$ 70.932,08. Esses números fazem parte da prestação de contas do presidente Cleyton Pinteiro, a qual o Diário Motorsport teve acesso. Apesar da pouca clareza descritiva em alguns itens, o levantamento foi aprovado em Assembléia Geral Ordinária de 3 de maio de 2013.

As principais receitas foram provenientes de “Sessão de Direito de Marketing” (R$2.511.893,66), “Cédula Desportiva/Doc. Internacional” (R$ 1.565.045,00), “Inscrição de Pilotos e Equipes” (R$ 743.099,93) e “Receitas Stock Car” (R$ 649.642,55). Na outra ponta, o documento registra um reembolso de R$ 30,00 com “Xerox”.

O item “Competições Desportivas” representou as maiores despesas da CBA, custando aos cofres da entidade exatos R$ 2.988.876,26. O documento indica ter a CBA desembolsado com “Comissários Técnicos e Desportivos” um total R$ 536.007,03, tópico que só perde para “Ass. Técnica e Desportiva”, responsável por algo em torno de R$ 771 mil. Passagens Aéreas consumiram quase R$ 300 mil e aparecem em tópicos diversos, dentre o quais “Despesas com Representações”. Os R$ 150,00 referentes a “Contribuição Assistencial” também estão no balanço.

 

 

12 COMENTÁRIOS

  1. Se o Américo que tem se destacado pela imparcialidade e pelo excelente trabalho investigativo ir mais a fundo iremos nos deparar com a Podridão que hoje impera no automobilismo ou o que restou dele. Colegas já esta passando da hora de uma união dos pilotos para tirar a CBA dessa fossa (se nao demorar muito ainda há tempo)

  2. Zé Mané p/ Joseandersonn

    Como o próprio Nando bem lembrou os Comissários sao pagos integralmente pelos promotores (serviço, passagens, estadias, deslocações, e alimentação). Como nao esta especificado quem recebeu, fiquei sabendo que TODA A DIRETORIA recebe uma boa grana mensalmente e os valores pagos por serem proibidos em função dos estatutos da CBA e da lei das entidades sem fins lucrativos que para obter grana do governo declaram que a diretoria nao e remunerada e para tal cada dono de sua TETA GORDA justifica a mamada com uma nota fiscal fajuta.

  3. Concordo plenamente com o nosso amigo Nando Sato.

    Falta também profissionalizar a função de comissário. Para que o mesmo possa se dedicar integralmente as categorias. Pelo demonstrativo de despesas nao falta verba pra isso.
    Isso deveria ser mais cobrado por parte de quem paga a conta.
    Sera que nao podemos utilizar os bons exemplos do exterior ja que nao temos planejamento?

  4. Isso é uma piada. Minha micro empresa lida com valores infinitamente menores e tenho tudo em detalhes minuciosos. Falta de transparência é o resultado da preguiça e só favorece o desonesto.

  5. cada um tem oque merece , enquanto não existir união entre pilotos …. continuem pagando a conta para que essa corja alargue o rabo com vosso dinheiro .
    será que não tem uma vaga nem para ajudante de auxiliar de 1/2 operador de maquina de xerox , certeza que como a teta é gorda , deva sobrar um qualquer pra esse filho de deus kkkk

  6. Zé Mane
    A culpa e nossa, nao podemos nunca culpar os dirigentes que lá estão. Só reclamamos quando essas aberrações vem a publico, nao estamos nem aí para formar um grupo coeso para cobrar onde estão enfiando nosso dinheiro (precisamos saber em que bolso ele esta indo). No domingo da f.indy estive no Anhembi e conversei com dois presidentes, um deles já esta cotado para ser indicado para as próximas eleições. Vale lembrar que nao da conta nem de seu departamento quiça da CBA. Mas o mais preocupante ainda esta por vir, e só verificar minuciosamente conta por conta que o expresidente Reginaldo Bufaical que envolvido em diversos escandalos vai virar um santo. Na sua matéria esta faltando bastante dados.Chego a conclusão que somos todos uns bundoes.

  7. Acho que ainda sobrou alguma coisa, a CBA tem muitos gastos com passagens hoteis champanhes etc…. fica aqui a minha decepção, o MP tinha que verificar estas contas ou mesmo a PF.

  8. Conheço “comissário” que vive viajando toda semana do nordeste para o sudeste as custas da CBA. Enquanto $$$ escorre, o automobilismo só desce a ladeira…

  9. Agora te pergunto?qual o interesse dos ditos comissários,organizadores,promotores em manter esse esquema esdrúxulo?………..A legislação desportiva nacional permite que competições sejam promovidas de forma autonoma às federações,mais poucos se interessam em fazer isso,deve ser por causa do tar:”inconciente coletivo” …hehehe

  10. acredito que cm o valor que sobrou da pra melhorar muito o “automobilismo” ou tambem conhecido cm falido esporte nacional!!!! que vergonha,apresentar esses valores, quanto mais vejo isso mais fa fico do Nelson Piquet que ate agora falou em suas entrevistas o que acha da CBA

  11. Gasto com comissários??? Como assim??? Quem paga os comissários são os organizadores das categorias tipo Vicar, SRO (este Loyal) entre outros!!!
    O maximo que a CBA gasta com comissários são duas ou tres camisas, um boné e uma carteira por ano! Os comissários usam seus notebooks particulares e tem suas passagens aéreas, hospedagem, alimentação, carros alugados (as vezes) e respectivo combustivel pago pelos organizadores também e ou muitas vezes do próprio bolso! É “seu Craytão”… Mas uma vez está dificil fechar a sua conta!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here