Castroneves festeja vitória no pódio com a filha

O piloto brasileiro Helio Castroneves, do Team Penske de Fórmula Indy, conquistou neste domingo a vitória no Indy Grand Prix of Alabama, a terceira etapa do 2010 IZOD Indycar Series. Este foi o 23º triunfo do tricampeão da Indy 500 na categoria, sendo 17 na IRL e seis na Cart. Com a marca ele supera o brasileiro Emerson Fittipaldi no número de vitórias, com 22. Com o resultado, ele manteve a sua ascensão no campeonato, pulando do 6º para a vice-liderança. No pódio, ele festejou com sua filha Mikaella, de três meses.

Foi uma vitória marcada pela eficiência técnica e estratégica. Na largada, Castroneves perdeu momentaneamente para Scott Dixon a 3ª posição, que conquistara no grid, mas já a recuperava no complemento da primeira volta. Desde essa fase ele já se mostrava fiel à estratégia de duas paradas e nem mesmo a primeira bandeira amarela, surgida na volta 13 em razão de uma pane no Dallara Honda do japonês Takuma Sato, alterou tal programação.

Com a retomada da prova em bandeira verde na 16ª volta, Castroneves liderava ao ser ultrapassado, em manobra arriscada, pelo norte-americano Marco Andretti. Mas o brasileiro se manteve impassível, visto o funcionamento da estratégia traçada. Na primeira janela de pits, ficou claro que a aparente vantagem de Andretti, então líder, sobre Castroneves, o 2º, não era real. Tanto que o neto de Mario Andretti parou na 29ª volta e Castroneves na 31º.

Na seqüência, antes da segunda fase de parada nos pits, a ordem foi mantida, mas Andretti recorreu aos boxes, ainda como líder, na 57º volta, enquanto Castroneves parava somente da 63ª volta, demonstrando folga em termos de reserva de combustível.

Sendo assim, o último terço da corrida foi cumprido com Andretti em 2º, mas sabidamente com a necessidade de recorrer aos pits para reabastecimento nas voltas finais. Por seu turno, Castroneves, bem próximo do líder mas numa boa 2ª colocação, tinha total segurança de que não precisaria mais parar.

Somente uma bandeira amarela poderia alterar esse quadro favorável à vitória do brasileiro. Na tentativa desesperada de economizar combustível, Andretti se postou atrás do retardatário Graham Rahal e não oferecia ataque. Isso permitiu a aproximação de Scott Dixon e a 2ª posição passou a ser atacada pelo neozelandês.

Confirmando a sua estratégia equivocada em relação ao piloto do Team Penske, Marco Andretti foi para o pit na volta 81 e Castroneves assumiu a liderança em definitivo. Restava ainda, nas voltas finais, o confronto direto de Castroneves e Dixon pela vitória, mas o brasileiro demonstrou eficiência na superação aos retardatários e imprimiu um ritmo de corrida que lhe permitiu abrir do piloto da Chip Ganassi Racing.

Faltando cinco voltas, a suíça Simona de Silvestro rodou e ficou atravessada na pista, ocasionando bandeira amarela. Essa ocorrência tirou toda segura vantagem que Castroneves já estava por acumular sobre Dixon.

Esta segunda bandeira amarela durou até o final da volta 88, surgindo a bandeira verde faltando apenas duas passagens para o complemento da prova. Eventuais receios foram imediatamente superados no reinício da prova, quando o carro número 3 da Penske manteve a ponta e de pronto pôde voltar a construir um pequeno avanço em relação a Dixon.

Ao final, já festejando a primeira vitória na temporada, Helio Castroneves encontrou um alambrado e, como é sua marca de emoção, foi festejar com o público e com os fiscais de pista, antes de chegar aos pits e continuar a festa com familiares, amigos e membros do Team Penske.

3 Comments

  1. Flavio Perillo 13 de abril de 2010 at 15:21

    É isso aí Alexandre. Esse cara merece todos os elogios que recebe.
    Parabéns “mesmo” Helinho.
    Abraços

    Reply
  2. Alexandre Lourenço 12 de abril de 2010 at 22:21

    Puxa mas essa foto é a melhor deste domingo e com certeza uma das melhores de todos os tempos por que essa foto representa o sucesso profissional e o pessoal ao mesmo tempo, parabéns Helinho!!!!

    Reply
  3. Flavio Perillo 12 de abril de 2010 at 8:32

    Grande vitória! Num domingo sem graça, com provas transmitidas pela metade (menos até). Helinho soube administrar sua vantagem mantendo a estratégia já prédeterminada por seu engenheiro.
    Parabéns ao Helinho e toda a equipe Penske.
    Tenha uma boa semana Américo.
    Abraços.

    Reply

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *