Competição da CIK-FIA será disputada em sua nona edição, sendo essa a primeira a contar com o piloto Felipe Massa como o presidente do órgão internacional do kartismo
Por Américo Teixeira Junior

Os kartistas Ricardo Gracia Filho (SP) e Guilherme Andrade de Figueiredo (SE), ambos com 13 anos, serão os representantes do Brasil na temporada 2018 do CIK-FIA Karting Academy Trophy. A competição terá início de 3 a 6 de maio, em Salbris, na França. Na sequência, as disputas acontecerão em Lonato, na Itália (de 13 a 15 de julho), e o fechando da temporada acontecerá entre os dias 7 e 9 de setembro, em Genk, Bélgica.
Presidida desde dezembro pelo piloto Felipe Massa e tendo o dirigente Giovanni Guerra como representante eleito da Confederação Brasileira de Automobilismo em segundo mandato, a Comissão Internacional de Kart da FIA criou o Academy em 2010, com o objetivo de revelar novos talentos por meio de um formato que privilegia a igualdade de condições entre os kartistas.

O diferencial do Academy é que todos utilizam o mesmo equipamento sorteado. O pacote é composto por chassi Exprit, motor Vortex, pneus LeCont, combustível Panta e macacão OMP. Os participantes, entre 12 e 14 anos, são indicados pelas entidades nacionais do desporto filiadas à FIA.
Por intermédio da CBA, o Brasil é um dos poucos países a indicar mais de um kartista. Ricardinho e Gui, como são conhecidos, conquistaram o direito da indicação porque foram, respectivamente, campeão e vice-campeão do Brasileiro de Kart na categoria Junior Menor de 2017. Além disso, somam diversas conquistas em suas carreiras.

Foto Destaque: Ricardo (esq.) e Guilherme fazem parte de nova e vitoriosa geração (Fotos Cris Reis e Bruno Gorski)