Por Americo Teixeira Jr. – Em termos de audiência, não foram o bastante os esforços da Rede Bandeirantes de Televisão para transmitir, ao vivo, a abertura da IndyCar no domingo passado, direto de St. Pete, na Flórida.
Segundo dados do site RD1, a prova vencida pelo canadense James Hinchcliffe teve dois pontos de audiência, algo em torno de 120 mil domicílios na Grande São Paulo. Fontes da Band, ouvidas pelo Diário Motorsport, confirmaram o índice. Isso significou uma perda de um ponto em relação a mesma prova do ano passado, vencida por Helio Castroneves.
Tendo à frente o narrador Téo José, o comentarista Felipe Giaffone e o repórter Antonio Pétrin, a Band esteve em St. Pete com uma grande equipe técnica e de produção, num total de 45 profissionais e, inclusive, com entrada ao vivo no Jornal da Band, edição do sábado, 23. Muitas das matérias você pode ver aqui e abaixo:
http://www.band.uol.com.br/jornaldaband/videos.asp?id=14334785
http://www.band.uol.com.br/jornaldaband/videos.asp?id=14332738
http://www.band.uol.com.br/jornaldaband/videos.asp?id=14331802
http://www.band.uol.com.br/jornaldaband/videos.asp?id=14329886
Complemento: Segundo informa Renan do Couto (@RenandoCouto), do Grande Prêmio e in loco em St. Pete, 400 mil pessoas assistiram a corrida pela NBC nos Estados Unidos.

Os números baixíssimos na audiência da prova nos EUA se explicam pelo fato da corrida ter sido transmitida pelo NBC Sports Networks, o canal de esportes da NBC que antigamente se chamava Versus. Esse canal só é encontrado na TV paga, tem pouca penetração no mercado e poucos eventos grandes que chamam audiência.
Os números de audiência do IBOPE não são mais tão relevantes e as próprias emissoras admitem isso. Para medir se o programa foi sucesso ou não, tem que medir o impacto nas redes sociais e na internet, pois muita gente até vê a programação por ela.
Mas, em termos de Indy, o que me assusta não é o baixíssimo índice de audiência aqui no Brasil. Até nos Estados Unidos a primeira corrida teve um índice pífio (400 mil em todos os States)… acho que a categoria, em termos de visibilidade, precisa ser revista. Infelizmente, atualmente ela é gerida por incompetentes… Ah, que saudades da CART…
Uma pena, para nós amantes do automobilismo. A corrida acabou e nem vimos o podium, a tabela com a pontação, nada disso. Pulou diretamente para o futebolzinho…Lástima!
é por essas e outras que infelizmente detonaram o canal SPEED.
nós, fãs de automobilismo, ficamos órfãos.
porque o povo só gosta de futebol mesmo.
infelizmente.
Em termos de Band, a audiência não é ruim. Lembremo-nos que a F1, muito popular por aqui e com cobertura muito maior, raramente passa dos dez pontos. E a Globo naturalmente tem um share já previamente garantido (diz se aí que, mesmo quando fora do ar aos domingos para manutenção, garante com folgas o primeiro lugar.
E é importante dizer que a programação anterior da Band, o Band Esporte Clube, entregou pra corrida com apenas 1 ponto. Houve um acréscimo considerável durante a corrida, portanto.
E em terceiro lugar, há de se dizer que de fato os comentaristas acima descrevem bem o cenário atual: uma cobertura ruim da emissora do Morumbi em grande parte do ano; e um certo desapego brasileiro ao automobilismo. Gosta-se de vencer; não de corridas.
É um “habitus” brasileiro tal qual é também o de reclamar: vê-se F1 e reclama da narração do Galvão (tivessem eles acesso ao pachequismo espanhol… Dios!); assiste-se a Indy e se reclama das pistas onduladas (Putz! Esses caras não sabem o que é corrida de carros!)… Enfim… Mas se um brasileiro começar a ganhar não apenas esporadicamente, como é o que acontece, a audiência vai lá pra cima…
A transmissão foi ótima, mas claro, muitas provas serão exibidas só no BandSport, poi conflita com a grade do futebol, e contra isso não tem como fazer nada (nem a Globo troca futebol por F1). O triate mesmo, é ter um mundo de fans de automobilismo reclamando que as corridas na F1 não são tão interessantes, mas não mudam de canal, não buscam novas opções de entreterimento no automobilismo e pior, boicotam ttodas as opções. A prova de St. Pitt foi D+, muito boa mesmo, mas muito preferiram ficar vendo o jogo de equipe anti esportivo e generalizado na F1!! Trsite.
Só vejo salvação nas transmissões da IndyCar no Brasil apenas quando o Governo autorizar a multiprogramação as emissoras abertas de capital privado. O que viabilizaria a Band de abrir outro sinal na TV digital para a transmissão ao vivo de todas as provas sem preocupação de entregar a grade para outro evento ou programa e assim mantendo uma cobertura digna a todos os fãs do automobilismo. Porém é desanimador a emissora dar atenção especial a apenas 3 provas do campeonato deixando os fãs a mercê e dependendo de assinar o canal BandSports para poder ver todas as provas e nem assim em alta definição decepcionando os fãs que usufruem desse sistema.
Esta é a resposta que o publico dá quando é mal tratado. Eu desisti, há muito tempo, de assistir as provas da Indy. Quando são ao vivo(poucas) então é uma falta de respeito enorme(o tempo de comerciais é maior que o tempo de prova), Quem planta, colhe. Se não mudarem o jeito de fazer as coisas vai ser cada vez pior. Deveriam transmitir apenas futebol, pois não sabem fazer isto com corridas. Duvido que coloquem um intervalo comercial de mais de 5 minutos durante o desenrolar de uma partida de futebol. Por que fazem isto com as provas da Indy?