Embora este sábado tenha sido de descanso para os competidores do Dakar 2010, sem especiais e antes da segunda metade do rali, que começa amanhã, o dia foi agitado no acampamento de Antofagasta (CHI). Isso aconteceu não apenas pelo trabalho intenso dos mecânicos ou pela visita da presidente da República do Chile, Sra. Michelle Bachellet, mas também pela punição imposta ao piloto Marc Coma (1), vice-líder da categoria Motos e atual campeão do Dakar.
Os comissários puniram Coma com seis horas de acréscimo ao seu tempo total. A alegação foi uma suposta e irregular troca de pneu que teria ocorrido ontem, em algum trecho do neutralizado de 50 km, no retorno que Iquique para Antofagasta. O piloto jura que não fez nada de errado e, inclusive, ameaçou abandonar a competição por considerar injusta a medida. De todo modo, a pena foi lavrada e ele, de um memorável 2º lugar depois de enfrentar vários problemas durante a semana, despencou para 24º na geral.
Marc Coma (1) disse neste sábado estar tão desapontado com a punição que dependerá de seu estado de ânimo para decidir se estará largando amanhã ou não para a etapa oito do Dakar 2010 (Foto ASO Press)