A etapa brasileira da Fórmula Indy, marcada para abrir a temporada de 2010 no dia 14 de março, vai mesmo acontecer. O local escolhido foi o Rio de Janeiro, mais do que nunca uma vitrine mundial do Brasil, principalmente agora com a candidatura vitoriosa para as Olimpíadas de 2016. Nesse esforço de mostrar desde já a capacidade do Rio como sede de eventos, a prova terá apoio do Governo Federal, com ampla participação de empresas estatais. O circuito será no Aterro do Flamengo.
Fontes ouvidas neste início de noite pelo Diário Motorsport, que pediram para não ser identificadas, informaram que os executivos da Indy Racing Legue e os representantes da entidade no Brasil só estão estudando a melhor forma de fazer o anúncio. Há mesmo a possibilidade de acontecer no próximos dias. A cidade de Salvador, no páreo até o último momento, ficou sem a indicação por força deste novo momento especial pelo qual vive a cidade do Rio de Janeiro.
A importante competição de automobilismo internacional e válida pelo campeonato da Fórmula Indy retorna, desse modo, à mesma cidade do Rio de Janeiro, palco das provas nos anos 90. Mas o Autódromo Internacional Nelson Piquet, local anterior em seu traçado externo, não mais comporta uma competição deste porte.
Obs: Para ser coerente, confesso que não acreditava que a prova fosse acontecer. Manifestei isso algumas vezes não aqui, mas no @dmotorsport (Twitter), mas os acontecimentos recentes não apenas confirmaram a prova, como também fizeram que Salvador fizesse as vezes de Madri (se a capital baiana perdeu para o Rio a corrida para sediar a Indy, a espanhola foi preterida em seu anseio de receber os Jogos Olímpicos de 2016).
Capa: Tony George, o chefão da Indy Racing League (Foto IRL)
Eu amo a F- Indy, mas no Rio que praticamente é sustentada pelo governo federal ai ja é demais, por que não cuidar do seu povo primeiro que é muito mais importante do que tudo, chega de ficar bancando festa pra bacana e investir na saúde, educação e segurança do povo “pobre” do Rio.
Pingback: Diário Motorsport » Blog Archive » Indy Racing League poderá confirmar neste sábado a etapa brasileira da Indy no Rio
Dinheiro público no Pan, dinheiro público na Copa, dinheiro público na Olimpíada, na cueca e agora dinheiro público na Indy, se acontecer, bem entendido, afinal, quantas certezas absolutas já tivemos até hoje?
É muito dinheiro público. Nunca na história desse país, se gastou tanto dinheiro público em eventos de ponta e nunca na história deste país, a política esportiva, que deveria abranger os jovens, esteve tão marginalizada e desorganizada. O esporte que se vê nas escolas hoje em dia é tiro ao colega.
É uma bandalheira total que agrada e locupleta a poucos. Mas não se esqueçam, o dinheiro é do povo, o mesmo que não recebe restituição de imposto de renda, que não tem saúde pública, educação, saneamento, que vê sua previdência social em déficit, que trafega sobre buracos, que não tem estradas, aeroportos funcionais…
Mas vamos lá, empunhar nossas bandeiinhas e dizermos amém.
Vamos deixar claro. Não sou absolutamente contra a vinda da Indy ou de qualquer categoria, mas bancar a festa com dinheiro público não tem graça nenhuma. A Fórmula 1 recebe verba pública para vir ao Brasil? Não, mas dá um trabalho né? Melhor ir no mais fácil, no cofre da viúva.
VOCES CONHECEM ESTE SLOGAN??
E ILEGAL E DAI!!
FIRMA DE VIGILANCIA MUNICIPAL S/A [GUARDA MUNICIPAL]
LANSA -PEDAGIO URBANO ILEGAL
ROUBO NO PAN
ROUBO NA CIDADE DA MUSICA
TUDO PODE, E SO SER POLITICO QUE E O REI.
PELO MESNOS AQUI NO RIO.
EU NAO ACREDITO HEN MAIS NADA!!
CADE O ACORDO NA JUSTIÇA APOS O PAN.
CADE A NOVA CBA,QUE IA FAZER E ACONTECER.
PARA MUDAR O PAIS SO UM DIA DA BASTILHA AQUI NO BRASIL.
VEJA O DIA DA BASTILHA O QUE FOI.
TADEU CARVALHO
Palhaçada….deveria ser no autodromo ….seria uma última homenagem…
Correção no Post anterior:
” … Há que registrar que o projeto do Parque do Flamengo é do grande arquiteto Affonso Eduardo Reidy e o dos jardins é de ninguém menos do que Roberto Burle Marx”
Grato, Carlos Alvim
Prezados Américo e André Buriti,
O Rio não pode aceitar mais essa imposição das “otoridades” locais, estaduais e federais. O Aterro do Flamengo (hoje chamado de Parque do Flamengo) é um patrimônio artístico, histórico e cultural da Cidade do Rio de Janeiro. Já por ocasião do PAN, foi proibida a construção de equipamentos de expansão da Marina da Glória, que seriam utilizados para as provas de Vela. Por intervenção do Ministério Público as obras foram interrompidas e embargadas pois ameaçariam, na alegação dos autores da ação, as características urbanísticas do Parque. Há que registrar que o projeto do Parque é de ninguém menos do que Burle Marx. As modificações que serão necessárias para a Prova de Fórmula Indy, serão, em minha opinião, muito mais sérias e comprometedoras à integridade do Parque do que aquelas para o PAN. Assim sendo, cumpre a todos os cariocas e reais amantes da Cidade que se mobilizem e, de pronto, impetrem medidas acautelatórias junto ao Ministério Público e Justiça Estaduais, para que o absurdo da Formula Indy no Aterro, em 2010, não seja, sequer, iniciado. Essa “gracinha” do Sr. Prefeito e “otoridades” ameaça não apenas os Patrimônios já citados mas, também, os cofres públicos, que tanto precisam ser preservadas para que obras realmente necessárias à cidade e ações de natureza social, visando a segurança, a saúde e a educação da população carioca, sejam, finalmente, postas em prática.
Quanto a nós aficionados do automobilismo, agora, mais ainda, façamos nossa parte pressionando para que o Novo Autódromo do Rio do Janeiro saia da conversa e se transforme em realidade.
Uma pergunta: será que o Sr. Eduardo Paes já esqueceu a vaia que recebeu no Autódromo por ocasião da premiação da Stock Car, no mês passado ???
Dias 17 e 18 próximos vamos ao Autódromo de Jacarepaguá prestigiar as 15ª e 16ª etapas do Campeonato Estadual de Marcas e Super-Light e a 5ª Etapa do Estadual de Arrancada, aproveitando para conscientizar mais adeptos do Automobilismo e, claro, os pilotos e suas equipes para esse momento difícil, mas não intransponível do Automobilismo Carioca e Brasileiro!
Carlos Alvim
Américo, essa proposta de corrida no Aterro é absurda, nada mudou na questão do impacto ambiental e na pertubarção da ordem com esse evento.
O fato da cidade receber as olimpíadas não dá o direito de sairem rasgando as leis da cidade no que tange a proteção do patrimônio e do respeito ao silêncio.
Sem falar que habilitar o Aterro para receber uma corrida abre o precedente perigoso de sairem dizendo que a cidade não precisa de um novo autódromo, implodindo assim o esforço para a manutenção de um traçado permanente em nossa cidade.
A obra para adequar as pistas do Aterro pare receber carros de corrida de alto desempenho como os F-Indy será cara e desnecessária, pois não teremos outros eventos que justifiquem esse investimento, além de exigir uma manutenção constante, pois o solo, oriundo de aterro (daí o nome do parque) ser muito frágil, existem vários pontos onde a pista está afundando e já ocorreram desabamentos de trechos da pista abrindo buracos imensos.
Sempre falei que uma vez o precedente aberto com a permissão de uma corrida no Aterro sepultaria a possibilidade de um novo autódromo na cidade, e pelo visto a CBA vai autorizar esse absurdo, so resta lamentar, a cidade quase que em convulsão por conta do caos nos transportes e a prefeitura se preocuupa em gastar mais dinheiro com uma obra e evento inúteis no momento que acidade vive.
vamos aguardar os próximos dias para ver o que acontece.
Oi Americo,
Que bela notícia!! O Rio está com td, nao? Vou estar lá se Deus quiser!!!
Bjs Helo
Boa notícia! Acho que a melhor da semana.
Será bacana poder ver os carros da Indy novamente no Brasil.
Vou tentar dar uma escapada para assistir a corrida, mesmo que seja da arquibancada.