A Fédération Internationale de L’Automobile, em decisão do Conselho Mundial de Esporte a Motor, expulsou Flavio Briatore do automobilismo, estabeleceu uma suspensão de cinco anos para Pat Symonds e colocou a Renault em observação por dois anos, período no qual a equipe francesa está sujeita a banimento da Fórmula 1, caso fatos se repitam com o mesmo nível de gravidade verificado no Grande Prêmio de Cingapura de 2008 (veja aqui a posição oficial da FIA). Foram medidas de tal maneira importantes que só reforçam o repúdio a qualquer insinuação de falta de seriedade do referido conselho ou punição de conveniência. Pelo contrário, reconheceu de forma explícita que não é mera retórica a afirmação de que a Fórmula 1 é um “antro de cobras”. Mais ainda, mostrou a fragilidade dos pilotos, que mesmo sob os holofotes podem ser marionetes.

Talvez esse episódio venha segurar um pouco mais a Renault na Fórmula 1. Sair agora seria uma desmoralização para a marca. Fernando Alonso nunca foi alvo de investigação e sua colaboração foi oficialmente elogiada pela FIA, mas ficará sobre o bicampeão (ambas as conquistas sob o comando do agora banido Flavio Briatore) a eterna interrogação: será mesmo possível que o piloto de nada sabia? Sai desse episódio, sim, com máculas.
Já Nelsinho Piquet, salvo alguma “carta na manga”, terá de começar do zero. Sua imagem ficou prejudicada e é muito provável que a disponibilidade de portas abertas para ele, depois da revelação do escândalo de Cingapura, já não seja a mesma. Então, o negócio é olhar para frente, lutar por uma vaga e não permitir que seja consumido pela vergonha e arrependimento.
Como sempre, comentário excelente! Nelsinho agora tem que erguer a cabeça e mostrar ao mundo que é um Piquet!
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