Eleições na FIA: CCB não definiu candidato, mas destaca proposta de Ari Vatanen sobre mobilidade

logo_ccbEm correspondência enviada ao Diário Motorsport, em resposta às questões por nós formuladas sobre o posicionamento do Car Club do Brasil (CCB) sobre as eleições presidenciais na Fédération Internationale de L’Automobile (FIA), o presidente Joaquim Cardoso Melo destacou que “o Car Club do Brasil está acompanhando e participando das discussões políticas relativas ao mais importante evento político mundial do automobilismo: a mudança de direção da FIA. Uma nova oportunidade surge para orientar os próximos passos dos eleitores, na busca do candidato capaz de uma transformação dos interesses do Esporte e da Mobilidade“. Embora tenha dito claramente que o CCB ainda não definiu sua escolha, frisou que, “no momento, o Ari apresenta um detalhamento em alavancar os clubes médios e pequenos da Mobilidade e é nesta atividade que o Car Club do Brasil atua“.

O CCB, a Associação Automobilística Brasileira (AAB) e Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) são as entidades nacionais com voto na Assembléia Geral Eletiva da FIA, a ser realizada em 26 de outubro. Alceu Vasone (AAB) e Cleyton Pinteiro (CBA) já declararam ao Diário Motorsport seus votos favoráveis ao ex-diretor da Ferrari, Jean Todt. A íntegra da corrrespondência do presidente Melo é a seguinte:

Rio de Janeiro, 8 de setembro de 2009

Estimado Teixeira:

O CAR CLUB DO BRASIL está acompanhando e participando das discussões políticas relativas ao mais importante evento político mundial do automobilismo: a mudança de direção da FIA. Uma nova oportunidade surge para orientar os próximos passos dos eleitores, na busca do candidato capaz de uma transformação dos interesses do Esporte e da Mobilidade. Responderei pela ordem:

Resposta 1 – Os candidatos Ari e Todt têm propostas que estamos analisando. No momento, o Ari apresenta um detalhamento em alavancar os clubes médios e pequenos da Mobilidade e é nesta atividade que o Car Club do Brasil atua. Na próxima semana (dias 15 e 16) haverá o Congresso Americano em Montevidéu, onde os candidatos são esperados. Todos os clubes da região querem perguntar e ouvir respostas que agradem aos eleitores; vamos aguardar para poder escolher.

Resposta 2: Um choque de gestão será o principal desafio privilegiando o Esporte, mas não se afastando da Mobilidade. Os clubes de Mobilidade filiados são os responsáveis pela  Assistência 24 horas a 107.000.000 de automóveis de seus Associados, mas a frota mundial desde 2008 ultrapassa um bilhão de veículos e a FIA tem que ter projetos focados para esse mercado, tendo em vista a necessidade de crescimento dos clubes.

Resposta 3 – Falar das virtudes e dos defeitos de um Presidente que sai é julgar e eu não sou suficientemente capaz. Prefiro testemunhar:

Virtudes – Vi Max Mosley dar prosseguimento ao trabalho iniciado por Jean Marie Balestre e prosseguir com competência na segurança de veículos de competição, de autódromos e criar instituições para a segurança do automóvel e dos automobilistas como:  FIA Institute, ICA, FIA Foundation, esta voltada para campanhas mundiais de segurança no trânsito, com caixa de € 360.000.000,00, da qual o Car Club do Brasil é membro fundador. Podemos atestar que o Sr. Max Mosley, além de ser gentil, amável no trato é, sobretudo, atencioso.

Defeitos – Desvio de conduta que a Internet mostrou, o mundo se chocou, mas este escândalo já foi absorvido pelos seus eleitores. A gestão do Esporte nos últimos anos deixou a desejar no comportamento ético, disciplinar e, sobretudo, pela burla aos regulamentos técnicos e esportivos; estes foram e continuam sendo traumáticos.

Esperamos que os dirigentes que irão comandar a marca FIA pelos próximos anos sejam capazes de produzir virtudes que cada um terá que mostrar, sem escândalos, para a imagem da FIA a fim de que esta seja transparente tal qual ela foi constituída.

Um abraço,

Joaquim Cardoso Melo

Presidente

CAR CLUB DO BRASIL

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *