Se vencer em Valência, Barrichello estará faturando a 100ª vitória brasileira na Fórmula 1

rubensbarrichello_gpeuropa2009_22.08.09_bgp1

O piloto brasileiro Rubens Barrichello vai largar amanhã, em Valência, Espanha, na 3ª colocação para o Grande Prêmio da Europa. O importante, porém, é que mesmo tendo sido superado pelo pole position Lewis Hamilton e por Heikki Kovalainen, que formam a dobradinha da McLaren, o piloto da Brawn GP tem amplas chances de vencer. É, sim, um dos favoritos e, caso tal condição se confirme, estará conquistando a 100ª vitória brasileira na Fórmula 1 em provas oficiais do Mundial.

A grande presença brasileira na categoria começou no dia 4 de outubro de 1970, quando Emerson Fittipaldi conquistou o 1º lugar no Grande Prêmio dos Estados Unidos, em Watkins Glen. Ao volante do lendário Lotus 72C Cosworth, tal feito foi obtido pelo brasileiro em sua quarta corrida na Fórmula 1 e permitiu que o título de campeão mundial da temporada fosse assegurado para o austríaco Jochen Rindt, companheiro de equipe de Emerson, falecido durante os treinos para o Grande Prêmio da Itália, em Monza, um mês antes.

Emerson encerrou sua carreira como piloto vencedor da Fórmula 1 em 1975, quando faturou o Grande Prêmio da Inglaterra, em Silverstone, com McLaren M23 Cosworth. Foi a sua 14ª vitoria. Distante das principais colocações a partir do ano seguinte, quando passou a correr pela equipe Fittipaldi, Emerson encerrou sua carreira de piloto também em Watkins Glen, no dia 5 de outubro de 1980, quando disputou seu Grande Prêmio de número 144 com o Fittipaldi F8 Cosworth .

Mas naquele ano já estava iniciada a era Nelson Piquet, que se constituiu no terceiro piloto brasileiro a vencer na categoria, visto que José Carlos Pace havia sentido o gostinho no Grande Prêmio do Brasil de 1975, com Brabham BT45 Cosworth. Tal como Emerson, a primeira vitória de Piquet na Fórmula 1 foi nos Estados Unidos, mas na costa oeste, mais precisamente em Long Beach, com Brabham BT49 Cosworth, no dia 30 de março de 1980. Detalhe: chegando em 3º com o Fittipaldi F7, Emerson foi ao pódio pela última vez na Fórmula 1. Deste, até o Grande Prêmio do Canadá de 1991 (Brabham BT191 Cosworth), foram 23 vitórias do primeiro tricampeão do Brasil na Fórmula 1.

Furação Senna

Eis que o curso da história já apontava para um “furacão” chamado Ayrton Senna, o maior vencedor brasileiro de Grandes Prêmios. Foram 41 provas desde a primeira, no Grande Prêmio de Portugal de 1985 (Lotus 97 T Renault), até a derradeira, na Austrália, com McLaren MP4/8 Cosworth. O 1º de maio de 1994 calou fundo na alma brasileira e afastou o Hino Nacional por longos anos dos pódios da Fórmula 1. Mas o hiato amargurado foi encerrado, justificadamente com muitas lágrimas, por Rubens Barrichello no Grande Prêmio da Alemanha de 2000, com Ferrari F1 2000.

Foram nove vitórias de Rubinho no time de Maranello e as conquistas brasileiras continuaram sob a mesmas cores, dessa vez com Felipe Massa, que estreou entre os vencedores no Grande Prêmio da Turquia de 2006 (Ferrari 248). Na condição de novo ídolo da Ferrari, comemorou sua vitória mais recente, no Grande Prêmio do Brasil do ano passado (Ferrari F2008), chegando a estar, por alguns poucos segundos, com a coroa de campeão mundial, que de fato foi conquistada por Lewis Hamilton, com McLaren Mercedes MP4/23. Foi a 11ª vitória de Felipe Massa e a 99ª de brasileiros na categoria. Amanhã, sem o próprio Massa e Nelsinho Piquet, Barrichello será nosso representante solitário e único a poder atingir essa marca histórica. Seria de grande merecimento.

Fotos Brawn GP

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *