Por Americo Teixeira Jr. – Nesta temporada, a chance de surgir um novo campeão mundial é remota, mas não impossível como ocorreu em temporadas passadas. Digo remota porque se resume a um nome: Nico Rosberg. Embora seu companheiro de equipe seja o campeão mundial Lewis Hamilton, ele faz parte da engrenagem Mercedes.
A presença do piloto alemão já rendeu seus frutos e, agora, com os carros e motores da Mercedes largando na frente, sua chance de se firmar é muito grande, pois sua equipe é aquela que disponibiliza para um campeão mundial o menor raio de ação, se comparada com as outras. Desse modo, sem haver uma condição de submissão ao teammate “estrelado”, Nico Rosberg tem a melhor chance de sua carreira de representar esse novo na Fórmula 1.
Pode se repetir exatamente o cenário de 2009, quando a Brawn conseguiu se impor nas primeiras corridas sob um novo regulamento e mais à frente, mesmo perdendo a hegemonia inicial, conseguiu alimentar aqueles bons resultados com uma regularidade alta, a ponto de conquistar o título com Jenson Button e Rubens Barrichello chegar com chances ainda na corrida de encerramento do campeonato, em Interlagos.
Na prática, seria o repetir da história na mesma equipe porque a Brawn de “ontem” é a Mercedes de hoje. Tudo começou em 1970 com Ken Tyrrell, quando o inglês fundou sua própria equipe depois de ter sido campeão mundial no ano anterior com Jackie Stewart e os carros Matra. Coube a ele, um garagista autêntico, manter-se à frente do time que eternizou seu nome até final de 1998, quando o vendeu para o grupo liderado pela British American Tabacco e Craig Pollock, então empresário de Jacques Villeneuve.
A BAR surgiu em 1999 e nunca decolou até ser vendida para a Honda, em 2006. Na grande crise mundial de 2008, provocada pelo estouro da bolha imobiliária nos Estados Unidos, a Honda capitulou e vendeu a equipe para Ross Brawn, que brilhou em 2009. No ano seguinte, a Mercedes já assumia tudo e é essa organização que é favorita para vencer o Mundial de 2014. Quem for eficiente agora, num momento de bate-cabeça para muita gente, terá dado um passo importante.
Participei mais de 6 anos acompanhando a equipe HRC-Honda Racing Company, que fornecia os conjuntos cambios e motores para a Mac-Laren. No atual
campeonato de construtores definido para a Mercedes, quem merece o Mundial de
Pilotos em 2014 considero Lewis Hamilton, pelos resultados obtidos.
Não é imposivel mas é muito improvavel que alguma equipe supere a Mercedes que tem uma estrutura muito melhor do que tinha a Brawn que foi beneficiada pelo estrator duplo portanto a luta é entre Nico e Lewis,inteligencia vs talento,que faz sua aposta a minha é sempre no talento