Por Americo Teixeira Jr. – O piloto Luiz Razia viveu hoje um dia importante para sua carreira. Aspirante brasileiro a uma vaga na Fórmula 1 com mais tempo de convivênvia na categoria, ele testou pela Sahara Force India F1 Team no circuito francês de Magny-Cours. Aos 23 anos e atual vice-líder da série de acesso, a GP2, Razia pilotou o VJM05, carro projeto por Andrew Green, equipado com o motor Mercedes FO108Z e pilotado no atual campeonato por Paul di Resta e Nico Kulkenberg.
Tendo sido terceiro piloto da atual Marrusia em 2010 (quando o nome era Virgin) e da então Lotus, atual Caterham, no ano passado, esta foi a primeira vez que Razia teve a oportunidade de andar num carro com certo grau de competitividade, fora do âmbito das “nanicas”. A Sahara Force India F1 Team tem um retrospecto nada despresível, ocupando atualmente a 7ª posição no Mundial de Costrutores.
Razia está chegando num momento decisivo de sua carreira. Em sua sexta temporada na Europa e quarta na GP2 principal, ele nunca esteve tão perto de se sagrar campeão. Surge, então, a inexorável necessidade de subir o degrau. Seria bom que todos seus esforços fossem coroados de êxito, afinal, uma nova geração precisa se apresentar o quanto antes.
