Veja aqui a 122ª coluna de Helio Castroneves publicada nesta terça-feira, 21 de agosto de 2012, no Jornal METRO em suas edições diárias de SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO, CURITIBA, BELO HORIZONTE, PORTO ALEGRE, BRASÍLIA, CAMPINAS, SANTOS e ABC PAULISTA, num total de 500 mil exemplares:
Todos os motivos para estar empolgado
Helio Castroneves
Oi pessoal! Chegamos à semana da antepenúltima etapa do IZOD IndyCar Series. A prova será disputada no próximo domingo, 26 de agosto, no misto permanente Infineon Raceway, em Sonoma (CA), perto de San Francisco. Vocês podem imaginar como estou empolgado e motivos não faltam.
Já há algum tempinho não chegava à fase final do campeonato lutando pelo título. Em 2010, principalmente aquela confusão em Edmonton acabou com as minhas chances. No ano passado, a coisa não foi mole, não. Então, chegar na reta final na condição que estou hoje, por si só, já é um motivo bem legal. O objetivo de todo piloto é ser campeão e eu, Graças a Deus, estou me mantendo forte na disputa até aqui.
Vocês me conhecem. Para mim não tem tempo ruim e estou sempre acelerado, contente, feliz por estar fazendo o que amo e disputando cada corrida como se fosse uma grande final. Mas num ano duro, de trabalho intenso, a empolgação aumenta mais ainda quando a gente vê que a coisa vai num crescente. É como me sinto agora.
Essa sensação fica melhor ainda porque avançamos bastante nos testes que fizemos em Sonoma, na semana passada. Foi uma estreia dupla porque levamos o DW12 pela primeira vez para Sonoma e pudemos conhecer as modificações que foram feitas na pista para aumento das ultrapassagens.
Posso dizer que teremos uma prova bem emocionante, com muitas disputas. Mas o ponto crucial da corrida será o desgaste de pneus. A pista ficou mais rápida, vamos poder frear mais lá dentro em algumas curvas, nas disputas e defesas de posições, e isso tudo vai exigir mais e mais dos pneus. Acho mesmo que a lógica da corrida será equilibrar velocidade, agressividade e economia de pneus, pois certamente qualquer estratégia boa vai para o buraco se esse item não for observado com toda a atenção.
No mais, se há uma coisa que nós estamos todos de olho é no sorriso do capitão Roger Penske. No ano passado, como vocês se recordam, estava de orelha a orelha porque o trio do Team Penske foi capaz de ocupar os três lugares do pódio. O Will Power venceu, eu cheguei em 2° e o Ryan Briscoe fechou a prova na 3ª colocação. Foi um dia daqueles para guardar no coração por muito tempo!
Então, pessoal, o negócio é ficar ligado na Band e BandSports a partir das 17h30 para curtir essa disputa de 85 voltas. É isso aí, amigos, abração e vamos que vamos! (Contato: [email protected],www.twitter.com/h3lio e www.facebook.com/h3lio)