A quarta etapa da Indy Lights, disputada ontem em Kansas, Estados Unidos, foi marcada por vários acidentes graves em intensidade, mas sem danos físicos para os pilotos. Das 67 voltas programadas pelo circuito oval de 1,52 milha, 33 delas foram cumpridas sob bandeira amarela, inclusive a última, que teve na liderança do pelotão Sebastian Saavedra, colombiano de 28 anos que defende a AFS/Andretti Green Racing. Foi a primeira vitória do conterrâneo de Juan Pablo Montoya na categoria de acesso, em sua temporada de estréia.
Nessa mesma balada, o paulista Mário Romancini, 21, também em seu primeiro ano na categoria, completou o pódio ao chegar em 3º pela RLR/Anderson Racing. Entre eles se posicionou Wade Cunningham (Sam Schmidt Motorsport), neozelandês de 24 anos que havia assinalado a pole position. Trata-se de um veterano no último degrau até a Indy, correndo desde 2005, quando foi campeão pela equipe Brian Stewart Racing.
A boa presença da equipe do ex-piloto Sam Schmidt foi ratificada por Bia Figueiredo, 24, que terminou em 4º a primeira prova da temporada a ser disputada em oval, depois das três primeiras em circuitos de rua. O paulista Rodrigo Barbosa, outro competidor brasileiro entre os novatos da Indy Lights e o caçula dentre os nossos, com 20 anos, esteve envolvido no segundo acidente do dia e abandonou ainda na 14ª volta com o carro da ELFF Racing.
A primeira confusão aconteceu na terceira volta, quando o francês Richard Philippe (Genoa Racing), 19, perdeu o controle na Curva 4 (aliás, todos os acidentes foram nessa parte do traçado) e canadense
Jesse Mason (Guthrie Meyer Racing), 25, acabou por ser atingido.
Bastaram 11 voltas para que a amarela fosse novamente acionada, dessa vez em razão de um acidente triplo. O piloto da Irlanda do Norte, Ali Jackson (Guthrie Meyer Racing), 20, bateu no muro e o russo Sergey Mokshantsev (Brian Stewart Racing), 31, capotou depois de atingir o carro de Rodrigo Barbosa. O brasileiro estava tentando se safar dos destroços deixados por Jackson.
Pouco depois de, na volta 29, o colombiano Gustavo Yacaman (Sam Schmidt Motorsport), 18, rodar na pista, o chileno Pablo Donoso (Brian Stewart Racing), 24, estampou o muro de tal modo que seu carro ficou envolto em chamas. Na confusão, Sean Guthrie (Guthrie Meyer Racing), o norte-americano de 21 anos, acabou rodando. Tudo isso na volta 36. Por fim, outra estampada entre a inglesa Pippa Mann (Panther Racing), 25, e seu conterrâneo Dillon Battistini (Genoa Racing), 31, na volta 59, literalmente acabou com a prova. Battistini passou a noite no Kansas University Medical Center por precaução, embora os exames não tenham constatado qualquer lesão.
Resultado final e a classificação do campeonato após quatro etapas – Click aqui indy-lights-kansas1
A comemoração do pódio com Saavedra (centro) Cunningham e Romancini (dir.)
Foto Indy Racing League