500 km de São Paulo: Edição de 2009 completa 52 anos de história

A 27ª edição da tradicional prova de endurance 500 km de São Paulo, que será disputada no dia 2 de agosto no Autódromo Municipal José Carlos Pace (Interlagos), será mais um capítulo de uma história de puro automobilismo nascida há mais de meio século, mais precisamente no dia 7 de setembro de 1957.

Naquela ocasião, embalada pela era Juscelino Kubitschek e com o objetivo de divulgar a indústria automobilística brasileira, a prova foi criada com a filosofia de reunir, em um único grid, a resistência do endurance, a velocidades das provas de curta duração e a diversidade de equipamentos.

Quis a história do automobilismo que os nomes de Celso Lara Barberis e de Ruggero Peruzzo fossem eternizados como os primeiros vencedores da prova de 500 km. Disputada pelo anel externo de Interlagos, a corrida foi quase que totalmente dominada por Ciro Cayres, que comandou 105 das 154 voltas programadas.

A competição viveu uma jornada quase ininterrupta desde a sua criação até meados dos anos 70, quando a crise mundial do petróleo interrompeu as atividades do automobilismo brasileiro. A retomada definitiva da já proeminente corrida ocorreu em 1998, já deixando na memória da heróica edição de 1982, quando todos os esforços foram feitos para que a acontecesse com o álcool como combustível.

As primeiras seis competições foram amplamente dominadas pelos chassis italianos, com predominância da Maserati. Já ao longo da história, alternaram-se na vitória os carros de turismo nacionais e importados, além dos protótipos.

Dos 37 pilotos que subiram ao pódio como vencedores na classificação geral, dois deles dividem a liderança no ranking. Celso Lara Barberis e Luiz Pereira Bueno obtiveram três vitórias cada um. Já o grupo detentor de duas vitórias é maior e formado por Ruggero Peruzzo, Roberto Galucci, Flávio de Andrade, Ruyter Pacheco e Max Wilson Lima. No confronto entre marcas, Maserati e Porsche estão na dianteira, com cinco vitórias, num ranking formado por 15 fabricantes no total.

Toda essa estatística poderá ser alterada neste ano, pois Max Wilson Lima terá a chance de obter sua terceira vitória, com Porsche. Em se concretizando esse feito, o atual piloto da Stock Car igualaria o número de vitórias de Barberis e Bueno. Da mesma forma, tanto Porsche quanto Maserati poderão promover o desempate entre as marcas.

500 Km de São Paulo – Todos os Vencedores de 1957 a 2008

Com este Porsche 911 GT3 RSR, Max Wilson e Marcel Visconde venceram a etapa 2008 da prova 500 km de São Paulo, cuja 27ª edição acontecerá no próximo domingo, em Interlagos (Foto André Santos)
Com este Porsche 911 GT3 RSR, Max Wilson e Marcel Visconde venceram a etapa 2008 da prova 500 km de São Paulo, cuja 27ª edição acontecerá no próximo domingo, em Interlagos (Foto André Santos)

2 Comments

  1. Luiz Roberto 3 de agosto de 2009 at 9:41

    Foi uma bela prova, sem dúvida.
    A lamentar:
    – várias quebras logo no início,
    – o acidente no final com o retardatário
    – mais uma vez nos enganaram com a “lista de inscritos”: na formação do grid, faltaram +/- 37% deles (estes organizadores gostam de nos fazer de tolos)

    Reply
  2. lello lentini 28 de julho de 2009 at 16:44

    O pessoal da DIMEP/GT me parece que estão construindo outro prototipo.
    algum detalhe novo,o carro já esta pronto p/os 500KM ??

    Reply

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *