Ari Vatanen tem preferência dos Leitores do Diário Motorsport

dm0310_ari_vatanen_03Se dependesse dos Leitores do Diário Motorsport, a Fédération Internationale de L’Automobile (FIA) já teria um novo presidente. Seu nome, Ari Vatanen, finlandês, 57 anos. O ex-campeão mundial de rali teve a preferência de 63% dos votos computados pela enquete informal, deixando Jean Todt, ex-diretor da Ferrari, bem atrás. Coube ao francês de 63 anos o registro de 37% das indicações (Clique aqui e veja o resultado completo da pesquisa). O pleito que apontará o sucessor de Max Mosley será realizado, em Paris, no dia 23 de outubro. Clique aqui e saiba tudo sobre a eleição na FIA.

Depois de uma carreira vitoriosa no rali, modalidade que o consagrou mundialmente também por ter vencido o Dakar por quatro vezes, Vatanen ingressou na vida política e nos últimos dez anos ocupou uma cadeira de deputado no parlamento europeu.

Essa aparente supremacia do campeão mundial de 1981 não tem respaldo das entidades brasileiras que já manifestaram o voto. A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e Associação Automobilística Brasileira (AAB), através dos respectivos presidentes Cleyton Pinteiro e Alceu Vasone, já declaram apoio a Jean Todt. Já Joaquim Cardoso Melo, do Car Club do Brasil (CCB), definirá seu voto apenas em Paris, por ocasião de reuniões que por certo antecederão a assembléia eletiva.

Todt, por seu turno, também foi campeão mundial de rali, mas como navegador, partindo para uma carreira de grande conquistas como chefe da equipe Peugeot de rali, antes de ingressar na Ferrari e escrever a página mais vistosa de seu currículo.

Fotos do www.arivatanen.com

1 Comment

  1. flavio perillo 5 de outubro de 2009 at 11:11

    Eu tb torço por Ari Vatanem, a quem tive o prazer de conhecer quando o mundial de raly ainda vinha para o Brasil.
    Eu não sou contra Jean Todt, só não acho certo trocar seis por meia-dúzia.

    flavio perillo
    [email protected]

    Reply

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *