As dificuldades financeiras têm sido a tônica de recentes reuniões realizadas na India e Inglaterra para tratar do futuro da organização comandada por Vijay Mallya
Por Americo Teixeira Jr. – Fotos fornecidas por www.forceindiaf1.com e www.flykingfisher.com
Ao mesmo tempo em que a estrutura técnico desportiva da Sahara Force India Formula One Team tem como meta superar a Sauber F1 Team e terminar o ano em 6º lugar no Mundial dos Construtores, muito se tem trabalhado nos bastidores para projetar o futuro da equipe comandada por Vijay Mallya.
O ponto central é a questão financeira, principalmente pelo fato de recentes e significativas mudanças nas operações empresariais de Mallya. Seu grupo comanda, entre outras coisas, a gigante de bebidas United Breweries e a empresa aérea Fly Kingfisher.
Uma operação de US$ 2 bilhões anunciada na sexta-feira, 9, relevou a transferência do controle acionário da empresa de bebidas para o Diageo Group, que também atua no segmento, além de participações minoritárias em outros negócios da holding United Spirits.
Essa injeção de recursos na holding de Mallya, segundo analistas econômicos do mercado indiano, terá como principal papel salvar a empresa aérea, em dificuldades crescentes. Já um aporte financeiro na equipe de Fórmula 1 sediada em Silverstone, em que pese necessário para os planos de crescimento, ainda não foi anunciado.