O grupo liderado por Michael Andretti assume o controle da equipe fundada por Peter Sauber, mas que desde 2016 é comandada por milionários da Suécia

Por Américo Teixeira Junior

A partir de R$ 10/mês, você pode colaborar com o Diário Motorsport independente e investigativo CLIQUE AQUI E PARTICIPE!
Parceiros de vitórias na IndyCar, Colton Herta seguira Michael Andretti no retorno do ex-piloto à Fórmula 1 – Foto IndyCar Media

As partes negam ou se recusam a falar, como é praxe na Fórmula 1, mas o Diário Motorsport pode antecipar que Michael Andretti é o novo controlador do Sauber Group. A conclusão do acordo assegura também a presença de Colton Herta como piloto da Alfa Romeo, em 2022, ao lado do já anunciado Valtteri Bottas.

Não se trata, propriamente, de uma aquisição do Andretti Group, que congrega nos Estados Unidos os negócio da família liderada pelo ítalo-americano Mario Andretti nos setores esportivo, de combustível, logística e energia, entre outros. O negócio ocorre por meio de um joint venture entre Michael Andretti e um grupo europeu de investimentos.

Embora não tenha sob seu poder a totalidade das ações, Andretti passa ser o controlador da empresa de motorsport, que está na Fórmula 1 sob a bandeira da Alfa Romeo, e a de engenharia, responsável por prestar serviços nas áreas de aerodinâmica, projetos industriais e desenvolvimento de novos materiais, principalmente.

Fundada por Peter Sauber em 1970 e disputando a Fórmula 1 desde 1993, a Sauber foi comprada em 2016 pelo grupo Longbow Finance, que desde a sede na Suíça se dedica a gerenciar grandes fortunas de homens de negócios da Suécia. A aproximação se deu, inicialmente, com o patrocínio a Marcus Ericsson, evoluindo até o controle acionário.

Capa/Destaque: Fotos IndyCar Media

Acompanhe o Diário Motorsport no Youtube Twitter  Facebook

24 COMENTÁRIOS

  1. […] In turn, play the fact that Alfa Romeo has not yet confirmed who will be the companion of the incorporated Valtteri Bottas in 2022 after the retirement of Kimi Räikkönen, a shortlist in which Antonio Giovinazzi, Guanyu Zhou and Oscar Piastri appear. The Brazilian media Diariomotorsport even assures that Herta would be an Alfa Romeo driver in 2022 if this agreement com… […]

  2. É torcer para que o Colton Herta não tenha a mesma performance que teve o Michael Andretti na McLaren. Senão, vai andar atrás do Mazepin.

  3. Opa, opa, opa, o Herta é novo e muito bom. Com essa grana extra devem ter um bom desenvolvimento. Vai ser mais um no pelotão do meio, só a Haas vai ficar pro fundão.

    • Oi Rafael, não fiz esse levantamento mas, quem o fez, aponta que não tem. Acho que há duas questões a considerar. Uma delas é ser pouquíssimo provável que Michael Andretti tenha feito tal escolha sem verificar essa situação. A outra passa pela flexibilização da FIA quanto ao tema. Por fim, os pontos que faltam seriam completados com algumas atividades plenamente possíveis. Resumindo: Colton Herta certamente estará elegível quando a hora chegar.

      Forte abraço e tudo de bom!

      Américo

  4. Vai brigar diretamente com a Alpha Tauri e Aston Martin na F1……vai sair faísca atrás de faísca. Visão de lince de Michael Andretti

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here