No novo regulamento esportivo, a primeira corrida acontece já no sábado

Por Américo Teixeira Jr.

Fosse futebol, poder-se-ia dizer que a Stock Car Pro Series fez um belo ‘gol’ com o novo formato da competição, que estreou no final de semana de 2 e 3 de março, em Goiânia. A principal diferença está no fato de a corrida 1 da rodada ser disputada no sábado. Acaba, assim, aquele encadeamento estressante, que mais comprometia do que ajudava a disputa. Pilotos e equipes eram obrigados a priorizar uma ou outra, com prejuízo irrecuperável em caso de problemas, principalmente na parte inicial. Via-se, também, acúmulo de acidentes na prova 2.

Chamada de “sprint”, tem duração de 30 minuto e pontuação menor. Já a do domingo, com 50 minutos, constitui-se na principal da rodada. Entre uma e outra, equipes e pilotos podem trabalhar em seus carros e desenvolver estratégia efetivamente pra duas ações de pista. Antes, era o “samba do crioulo doido” – parafraseando o samba do genial Sérgio “Stanislaw Ponte Preta” Porto (Google, meninos, Google) -, com inúmeras mudanças de estratégia.

A tomada de tempo, mantida no sábado, serve para formar os grids das duas corridas. Determina integralmente os posicionamentos dos pilotos participantes na disputa do domingo, mas para a de sábado houve uma certa inventada. De acordo com o novo regulamento, no Art. 8.2, “Em se tratando da 1ª prova da etapa, o grid de largada será definido com a inversão dos 12 primeiros do treino classificatório“. É alternativa válida, mas seria interessante considerar a segunda melhor volta de cada piloto. A IndyCar faz isso nos ovais curtos com resultados aceitáveis.

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