sexta-feira, abril 19, 2024

Protótipo Alfran Braspress 450 A poderá retornar às pistas, quatro anos após a morte de seu criador

Share

detalhe-1Trata-se, por enquanto, apenas de uma possibilidade, mas não está descartada a hipótese de o Protótipo Alfran Braspress 450 A (foto), construído pelo falecido preparador João Alfran para a Família Helou, retornar às pistas. Esse plano foi revelado no GP Cidade de São Paulo, domingo passado, em Interlagos, pelo jornalista João Alberto Otazú, que tem uma longa parceria com os Helou na área de divulgação. O carro está sob a guarda do veterano piloto Urubatan Helou e, por trás das linhas sóbrias da carroceria e da potência do motor instalado no chassi tubular, está uma história de amor pelo automobilismo, mas prematura e lamentavelmente interrompida tão cedo.

Para contar essa história, eu tenho de voltar quatro anos no tempo e recordar um encontro muito especial com o meu amigo João Alfran. Aquele dia, 18 de dezembro de 2004, um sábado, foi particularmente importante para Alfran. Depois de 18 meses de trabalho, do projeto ao término da construção, ele colocava na pista pela primeira vez o Protótipo Alfran Braspress 450 A. Esse chassi, como motor Chevrolet V8 de 600cv, foi o grande projeto da Alfran Racing e resultado de uma longa parceria com o piloto Urubatan Helou e seu filho, Urubatan Júnior.

Ex-mecânico das equipes Eurobrum, Coloni, Andréa Moda e Minardi de Fórmula 1, Alfran e Urubatan Helou Júnior aproveitaram a prova da categoria Força Livre, disputada naquele dia em Interlagos – última etapa do Campeonato Paulista de Automobilismo, da qual fizera parte também a rodada dupla de encerramento do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos – para fazer um shakedown com o protótipo. Era importante aquela prática porque as semanas seguintes seriam dedicadas para realizar eventuais ajustes, pois a estréia oficial seria na Mil Milhas do mês seguinte.

A prova de longa duração seria o ponto de partida para a participação do carro na temporada brasileira da modalidade, incluindo o Campeonato Brasileiro de Endurance. Feita a verificação desejada, o Protótipo Alfran Braspress 450 A foi aprovado e recolhido para as oficinas da Alfran Racing.

Era visível a alegria de Alfran e de sua equipe por ver o seu carro pronto e correndo na pista de Interlagos. Seria, por certo, o ponto de partida para muitas outras corridas. Ele e Urubatan Jr. mostraram todos os detalhes do carro, inclusive algumas improvisações para que aquele dia de experimentação não fosse perdido.

Lembro-me que logo fiz a matéria e separei as fotos feitas com exclusividade por Vinícius Nunes. Mas se toda aquela movimentação parecia um start, para Alfran foi a bandeirada final. Aos 48 anos, ele faleceu no dia 3 de janeiro por problemas cardíacos. Compreensivelmente, o 450 A não disputou a Mil Milhas Brasileiras de 2005 e o carro ficou restrito à admiração dos Helou. Infelizmente, a material precisou ser refeita pelo pior dos motivos.

Caso se concretize a idéia de Urubatan, já aventada antes mesmo do GP Cidade de São Paulo, talvez todos nós tenhamos o privilégio de ver novamente esse carro nas pistas. O mesmo privilégio que eu tive naquele já distante e saudoso 18 de dezembro de 2004. E quiseram as circunstâncias do destino que aquela entrevista dada a mim em Interlagos talvez tenha sido a última de Alfran.

foto-principalAo alto, o Alfran Braspress 450 A, em Interlagos, pouco depois de ter estado na pista pela primeira vez; Ao lado, João Alfran passa orientações para Helou Jr., no cockpit

Fotos Vinícius Nunes

Read more

Local News